Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (03/12) Monsenhor Paulo Daher

1º Domingo do Advento
03/12/2023

Em Marcos 13. 33-27, Jesus pede que estejam atentos para quando chegar o momento. Como um homem que viajou e deixou a responsabilidade com seus empregados. Vigiem porque vocês não sabem quando vai chegar o dono da casa.
De novo a atitude de vigilância, de atenção, de cuidado, de procura.
Estamos sempre de pé. Não podemos nem sentar, nem dormir quando algo importante está para acontecer.
Sinal de responsabilidade é viver bem cada momento, sem pressa e sem lentidão. Avaliando as forças que temos para ir sempre na direção do objetivo que traçamos para realizar nossa vida.
Tendo organizado nossa vida, vamos agindo passo a passo.
O passado organizado em geral ajuda-nos a seguir para frente. O presente aceitando os desafios de cada dia, pode correr tranquilo mesmo que estejamos muito ocupados com o que temos a fazer.
E lembrando o que já passou, verificando a caminhada que demos, podemos olhar para a frente, para o futuro com confiança, sem temor, preparando o amadurecimento de nossa vida.
Vale a pena pensar nessa observação do evangelista s. Lucas (2,5ls) quando diz de Jesus aos doze anos,quando voltava de Jerusalém com seus pais: ele desceu com eles para Nazaré.
Era-lhes submisso… Jesus progredia em sabedoria e em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.
O Filho de Deus que se fez homem, isto é, assumiu nossa humanidade, antes de mostrar toda a misericórdia do Pai para conosco com sua morte na cruz, quis passar por todos os momentos da vida de um ser humano desde sua concepção até a morte.
Em sua casa em Nazaré com Maria e José, participando da vida comum das pessoas e mostrando sua religiosidade aos sábados na sinagoga de Nazaré.
Tudo ia sendo encaminhado para o gesto final de perdão e amor na cruz encaminhando sua vitória pela ressurreição.
Jesus educado por Maria e José ia crescendo como uma criança comum, adolescente, jovem e adulto e cada dia progredia, (esta palavra é sugestiva mesmo: em graus, no tempo: um, depois o outro!) em sabedoria, no conhecimento das coisas e pessoas, nas etapas normais de crescimento do ser humano.
Em graça na convivência com o Pai. Ele dirá depois: Eu e o Pai somos um(Jo 10,30).
Então a vida preciosa que Deus nos deu deve também progredir como a do Cristo: crescer em estatura, em sabedoria, em graça: no amor a Deus e aos outros.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!