Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (05/10) Monsenhor Paulo Daher

26ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
05/10/2023

Em Lucas 10, 1-12, Jesus escolheu setenta e dois discípulose e os enviou para evangelizar. Que rezassem porque eram poucos os missionários. Não levem nada. Aceitem serem acolhidos nas casas. Desejem a paz a todos. A quem não os receber sacudam o pó de suas sandálias contra eles. Anunciem que o reino de Deus está chegando.
Deus pode fazer tudo sozinho, mas quer contar conosco. Deus não nos fez robôs, fez-nos seres livres e responsáveis.
Temos experiência em nossa vida humana seja com quem está iniciando a sua vida, como as crianças, seja com quem está começando a aprender algum trabalho. Se não lhes dermos chance de realizar o que precisam, e quisermos ou fazer tudo por eles, ou ajudar demais para fazer alguma coisa, demorarão para aprender sozinhos, esperarão sempre nossa ajuda. Ficam sendo pessoas dependentes, sem iniciativa ou decisão.
Jesus mostrou aos discípulos durante certo tempo qual era o trabalho a ser feito para iniciar as pessoas na vida do reino de Deus. Agora ele os envia às cidades para anunciar a chegada do reino e a fazer tudo o que Ele fazia. Tudo mesmo: curar enfermos, expulsar os demônios, ressuscitar mortos. E levarem a todas as famílias a presença de Deus pela paz.
Outra lição foi que não levassem nada com eles. Bastaria que confias-sem que Ele estaria com eles, com seu Espírito. E: quem não os quisesse receber, que sacudissem até o pó de suas sandálias. Como a dizer: fiquem com o que são e tem, nem o pó, um sinal de minha visita estará com vocês.
Não levem nada com vocês… O pensamento de Jesus é que a ação do missionário, do evangelizador, hoje dos sacerdotes não deve se firmar só nem em sua inteligência, estudos, capacidades, meios que possam chamar à atenção do povo. Basta a riqueza e a força da Palavra de Deus, com a certeza de sua presença também por meio dos sacramentos de sua Igreja e das orações de todos.
Lembrando o Pe. Santo João Maria Vianney, padroeiro dos padres: não era brilhante nos estudos, mas sua palavra simples que vinha de dentro de seu zelo e sua fé, tocava os corações de todos, até de pessoas muito inteligentes e preparadas. A graça e a luz de Deus é que é capaz de transformar qualquer pessoa afastada da vivência religiosa ou sem ânimo em sua vida espiritual.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!