Destaque Destaque2 Em Destaque

REFLEXÃO (09/09), POR MONSENHOR PAULO DAHER

23ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
09/09/2022

Evangelho (Lc 6,39-42)
Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Em Lucas 6,39-42, Jesus faz várias observações. Um cego não pode guiar outro cego, pois ambos vão cair no buraco.

O discípulo não é maior que o mestre.

Vês um cisco no olho do outro e não vês a trave no teu. Limpa o teu para enxergares melhor.

No reino de Deus todos tem seu lugar. Cada um deve assumir o seu papel e não querer mais do que alguém possa dar. Mas quem no reino aceita ajudar os outros, deve também se preparar melhor e buscar uma formação adequada.

Cego na religião é quem entra com cara e coragem para fazer o trabalho que é pedido, sem se preparar e sem manter contato constante com os responsáveis, buscando melhor formação.

Querer ajudar Jesus e prometer a alguém o que não se pode dar, é temerário e é falta de caridade, frustrando a esperança dos outros.

O discípulo não é maior que o mestre (Mt 10,24); Jesus, filho de Deus, buscava momentos de silêncio e oração. É um tempo necessário para fazermos avaliação de como estamos agindo.

Mesmo depois de uma longa preparação para qualquer profissão e também para padre ou apóstolo, isso é só o começo.
A realidade que vamos encontrando não se acha nos livros. Estes são a base, a luz que ilumina o caminho, mas não são ainda caminho.

Cristo vive e é o Senhor!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!