Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (09/2023) Monsenhor Paulo Daher

27º Domingo do Tempo Comum
08/10/2023

Em Mateus 21, 33-43, Jesus conta a parábola: uma pessoa preparou a plantação de uma vinha.
Arrendou a uns trabalhadores. Quando a vinha estava produzindo frutos enviou pessoas para receber o lucro.Os que trabalharam espancaram os enviados e mataram alguns. O dono mandou mais gente. Foram tratados da mesma forma. Então mandou seu filho. Querendo ganhar a herança, mataram este também. Jesus pergunta o que irá fazer o dono. Responderam que iria castiga-los. Jesus disse: “a Escritura diz que os construtores rejeitaram a pedra fundamental. ” E termina: “assim será tirado de vocês o reino de Deus e vai ser entregue a outros.”
Pelo final da parábola sabemos que Jesus falava da história do povo judeu. Refletimos um pouco sobre isso na primeira leitura.
Além dos ensinamentos que orientavam a vida das pessoas que o ouviam, Jesus algumas vezes se dirige diretamente e de modo especial aos chefes religiosos. Fala do que foi feito no passado com os profetas que apontavam os erros das pessoas procurando corrigi-las e sendo muitas vezes rejeitados e até exilados ou mortos..
Esta parábola retrata situações acontecidas e neste caso então fica muito claro a decisão de Deus de enviar seu próprio filho, que também seria rejeitado e morto.
O reino especial de Deus, o povo escolhido, já não mais terá esse privilégio. Todos os povos podem invocar a Deus como Senhor de suas vidas, realizando o novo reino de Deus.
Jesus será a pedra fundamental da construção do novo povo de Deus.
O que aconteceu e esta ainda se realizando com a Igreja que é agora o reino de Deus em Jesus, pede também que se preste contas da ação na e da vinha do Senhor. Deus dá semente, põe em terra boa. Aquece-a com o sol, faz descer a chuva, e então espera que nós, os que devemos cuidar desta vinha, a façamos produzir frutos para alimentar a todos os que tem sede e precisam de Deus.
É preciso que sejamos o novo povo de Deus não só pela escolha que Deus fez de nós, como também realizando este reino com Jesus e nossa constante participação.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!