Destaque Destaque2 Em Destaque

REFLEXÃO (10/10), POR MONSENHOR PAULO DAHER

28ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
10/10/2022
Evangelho (Lc 11,29-32)

Em Lucas 11, 29-32, Jesus começa a fazer uma avaliação da falta de uma resposta positiva dos que o ouvem e lembra a resposta dos ninivitas à pregação de Jonas, e da rainha de Sabá à sabedoria do rei Salomão.
Lembra que no final serão julgados por isso.

Ao lermos os evangelhos vemos que Jesus vai realizando o bem a todos sem exigir retribuição, embora às vezes lembre que devem agradecer ou provoque para que a pessoa pense e revele sua fé, como no caso da mãe em Sidonia(Mc 7,27).
Quando se fala em agradecimento, o sentido não é por educação ou gratidão. É a sensibilidade da pessoa que devia se alegrar de alguém pensar nela. Porque não agradecer, algumas vezes pode ser sinal de que a pessoa ache que não era assim um favor, mas uma obrigação do outro fazer o que fez por nós. Pode ser que a pessoa ache que todos devem servi-lo. Como algumas vezes um filho ingrato desculpa sua frieza em agradecer a seus pais, dizendo: eles não fazem mais do que sua obrigação.

S. Francisco de Assis foi chamado de jogral de Deus, ao se alegrar com as maravilhas da natureza, chamando a todos de irmãos. Ele sabia que somos a voz de todos os seres que não pensam nem falam por palavras, mas demonstram por sua exuberância de folhas, flores, frutos, ou dos animais com sua “voz” que manifesta a satisfação de viver ou de se mostrar presentes em meio a este mundo maravilhoso. Por isso S. Francisco cantava a beleza da vida em toda a sua riqueza e esplendor dos seres, adorando, louvando, bendizendo o Senhor por sua sabedoria e mais ainda por ter preparado tudo para nós seus filhos.

Assim que se exprime o profeta Daniel (3,57-90), sobre louvor dos jovens na fornalha ardente: Obras do Senhor, bendizei ao Senhor…

Cristo vive e é o Senhor!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!