Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (12/12) Monsenhor Paulo Daher

Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira da América Latina | Festa
12/12/2023

Em Lucas 1, 39-47, Maria após o anúncio do anjo, foi visitar sua prima Isabel. Ao saudá-la, o filho dela se alegrou em seu ventre. Isabel lhe fala como a Mãe de seu Senhor. E Maria louva a Deus com um cântico profético sobre seu futuro e de seu Filho.
A tendência de todo o ser vivo é a comunicação de todo o tipo. O sinal de sua vitalidade é sair de si mesmo.
Na vida religiosa, quem está vivo, com a vida de Deus e em Deus, sempre sai de si mesmo para ir ao encontro dos outros. É uma espécie de imã espiritual que tudo atrai.
E a forma melhor de entendimento nesta comunicação entre pessoas é o amor. Capacidade de enxergar os outros quase como espelho de si mesmo.
Alguém é feliz sentindo amor a si mesmo, valorizando-se, aceitando quem é, o que pode, mas é mais feliz quando vai ao encontro de alguém.
A natureza toda mostra a transformação do que é e do que pode quando comunica seu valor a outro ser, e ao aceitar a comunicação dos outros.
Embora Maria com sua sensibilidade saia de si mesma, (ainda na luz divina da maternidade divina escondida) para ir ajudar sua prima mais idosa, ia mais envolvida ainda pelo amor de Deus e pelo amor aos outros
O amor tudo transforma… Dá asas para, mesmo precisando de caminhar muito (3 ou 4 dias de viagem a pé!) sentir a leveza de seus passos, esquecer o cansaço da estrada, na visão feliz: que bom, minha prima de idade vai ser mãe. Para a época era grande a felicidade. Não sentia nenhum cansaço porque a conduzia um amor agora dobrado: com seu Filho Jesus em seu ventre!
E levada pelo Espírito Santo que a fizera conceber Jesus, foi então a primeira missionária do novo reino de Deus: iria levar Jesus para sua prima.
Sua palavra a Isabel, num tom diferente, de Mãe de Deus, santifica João Batista no ventre de Isabel. Ao mesmo tempo é revelado a esta quem era mesmo Maria agora: a Mãe de meu Senhor.
E como estava acostumada em casa, na sinagoga, Maria prorrompe num hino que recolhe profecias anteriores e é profecia para o futuro reino de seu Filho Jesus.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!