Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (14/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

Quarta-feira de Cinzas
14/02/2024

Em Mateus, 1-6.16-18, Jesus pede que tudo que fizerem não seja para serem vistos pelos outros. Tudo o que vocês fizerem não seja para se mostrarem aos outros. Não imitem os fariseus que jejuam e mostram seus rostos tristes. Que as atitudes de penitência exteriores correspondam ao que vivemos em nossos corações.
Cedo as famílias ensinam às crianças que sempre se deve aparecer bem. E hoje nas cidades, mesmo famílias pobres também se preocupam com as aparências, cuidam sobre o que outros podem dizer delas… E a propaganda pela TV do que enfeita o rosto, as roupas ou a vida das pessoas se apresenta sempre de maneira espetacular, atraentemente comercial.
Este desejo de aparecer invade até os meios religiosos, infelizmente. Sem querer tocar em sensibilidade de ninguém, muita gente não pensa muito na face de Cristo, retratada no véu de Verônica, nem de perto o rosto de Cristo coroado de espinhos, todo ensanguentado, nem de perto o Cristo crucificado… Preferem o Cristo ressuscitado, glorioso, triunfante…
Muito bem que devemos ir às cerimônias de nossa Igreja com roupas que condigam com a dignidade dos atos religiosos… Mas às vezes algumas pessoas parecem ir para um desfile de moda…
Nós somos o que somos, enfeitados ou não. E passando para nosso modo de ser e de agir, procuremos trabalhar em nós mesmos para sermos o quanto possível verdadeiros e sinceros. E que nos propósitos religiosos de crescimento aceitemos que sempre estamos a caminho, dando um passo atrás do outros.
Gostaríamos de ser totalmente sinceros no que dizemos e fazemos. E não conseguimos. Guardemos o que ouvimos de Jesus: Deus nos abençoa se produzimos 30, 60 ou 100 por cento no que fizemos.(Mt 13,23) Se é tudo o que tentamos fazer. Não precisamos para agradar aparentar que demos 100 %.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!