Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (15/01/2024) Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
15/01/2023

Em Marcos 2, 18-22, os fariseus vieram reclamar com Jesus porque seus discípulos não jejuavam como os discípulos de João e os dos fariseus. Jesus responde que os convidados do noivo não jejuam quando estão com eles. Mas vai chegar o tempo em que o farão. E acrescenta: não se põe remendo novo em roupa velha, porque repuxa o pano velho e o rasga. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos porque estes vão estourar. Por isso vinho novo deve ser colocado em odres novos.
Tudo tem seu tempo e lugar. Os fariseus não conseguiam entender que estava começando um tempo novo. Muitos preceitos antes de Cristo ajudaram muito a vida religiosa. Mas os chefes religiosos estavam exigindo mais a observância da lei do que a razão dela.
O que vale é entender o que os mandamentos significam: estou atento a Deus, quero mostrar que o amo muito e nos trabalhos comuns procuro ser honesto e irmão de todos. Pois em tudo o que fazemos é como Jesus nos disse: é na intenção que está o valor de tudo o que fazemos. (Mc 7, 21)
Remendo novo em roupa velha. Roupa velha.
Sem seguir o sentido mais literal desta afirmação vou refletir.
O que a religião nos propõe vale para todos os tempos, pois nos indica os caminhos para estar com Deus, e seguir sua vontade. De modo especial nos ilumina para ter sempre melhor convivência com todos como irmãos.
Pensando em nossa vida de hoje. Os hábitos mudaram, os meios para viver e conviver são outros, a facilidade e a rapidez com que lidamos com tudo é maior. Há gente que se apega de tal forma ao como era antes que não aceita outra maneira de pensar e agir.
O importante é fazer o que é certo e o como podemos com a evolução dos meios que facilitam a comunicação com as pessoas.Devemos ter a medida do uso desses meios sem nos deixarmos totalmente dominar por eles.
Onde encontramos a necessidade de usar métodos próprios para realizar o que deve ser feito é com a educação das crianças.
Antes era mais fácil com a autoridade dos pais, dos professores, dos padres, conseguir orientar as crianças. Hoje tendo claro o objetivo do que queremos, encontrar meios de orientar a cabeça desses pequeninos que está a mil com brinquedos eletrônicos etc.
A necessidade de educação, de se preparar para o futuro continua, os meios é que temos de saber como utilizar para realizar o que é necessário.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!