Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (15/03), por Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana da Quaresma | Terça-feira
15/03/2022

Em Mateus 23, 1-12, Jesus pede que obedeçam aos mestres da lei, mas não imitem suas ações. Impõem fardos pesados aos outros e eles nada carregam. Mostram-se diante dos outros só externamente com símbolos que são religiosos.Gostam de serem chamados de mestre.Vocês não, pois só tem um único Mestre. Vocês todos são irmãos. O maior entre vocês seja o que serve. Quem se exaltar será humilhado. Quem se humilhar será exaltado.

Começamos desde a infância a sermos incentivados a aprender aos poucos o que podemos fazer. Vamos despertando com os movimentos de nosso corpo. Sua elasticidade, sua força, seu domínio.

Aos poucos conquistamos nossa liberdade e nossa independência física.
Juntamente com todo o desenvolvimento corporal desabrochamos nossas qualidades espirituais que vão se manifestando mais pelas palavras.

Quando então desenvolvemos tudo o que somos e temos no meio de outras pessoas, logo aparece nossa vontade de competição, por nós mesmos ou por incentivo de nossa família ou sociedade.

Crescendo em conhecimento e liderança, nos exaltamos no meio dos outros e aí crescem as diferenças sociais e até religiosas.

Podemos até conduzir nossa vida com honestidade e sinceridade mas como aconteceu com estes fariseus sobre quem Jesus comenta, queremos aparecer mais do que ser.

Nossa religião se reduz aos gestos externos. Ficamos vazios por dentro. Ou melhor nosso orgulho, arrogância, e prepotência precisam estar no palco da vida, da religião, quase tomando o lugar de Deus.

Mas quem seremos se não tivermos plateia para nos aprovar, pois nos distanciamos tanto da “plebe”, que ficamos sem aplausos por falta de gente.

Mais uma vez Jesus pede que nos reconheçamos como irmãos uns dos outros, pois só temos um Pai e somos todos da mesma família,somos todos irmãos.

Cada um pense mais no outro. Procure ver como ser para as pessoas causa de alegria, de paz, de satisfação.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!