Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (17/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS
17/02/2024

Em Lucas 5, 27-32, Jesus viu Levi, cobrador de impostos e o chamou. Levi seguiu-o logo. Mais tarde deu uma refeição de despedida aos amigos, cobradores de impostos. Os fariseus reclamaram de Jesus estar à mesa com esses pecadores. Cristo responde: “Não são os que tem saúde que precisam de médico e sim os doentes. Eu não vim chamar os justos mas os pecadores.”
Pode ser que Levi nada tenha ouvido sobre Jesus, e o chamado foi uma luz forte que tocou seu coração. Tudo é possível.
Mas acho que é impossível que um cobrador de impostos não tenha ouvido falar nada de Jesus.
O evangelho nos diz que a notícia sobre Jesus corria rápido de cidade em cidade. Levi em seu trabalho, principalmente já soubera de que Jesus acolhia a todos mesmo publicanos e pecadores.
Mas como os outros que foram chamados admiramos a resposta imediata. Jesus chamou. Ele foi com Jesus. Ainda deu prova de seu desprendimento do dinheiro que ganhava com o seu trabalho, com uma refeição de despedida e convida Jesus, seus amigos ricos e “pecadores” como eram julgados pelos fariseus.
O chamado de Deus para uma missão importante não é proposta como a que nós humanos costumamos fazer. É algo de especial. Diferente de tudo o que acontece entre as pessoas que muito se amam.
Tudo o que Deus idealiza não só já está determinado, como tem todos os meios para realizar o que deseja. Sem forçar ninguém. A única força é seu amor que envolve todo o ser das pessoas.
Podemos dizer que Levi ou Mateus se não desse atenção ao chamado de Jesus, caminharia na vida sem rumo. Pois quem se nega ao amor de Deus não encontra mais razão de viver.
O que mais conhecemos de Mateus é o evangelho onde ele relatou toda a vida de Jesus. A fidelidade com que escreveu tudo o que aconteceu com Jesus foi a resposta e a paga de tudo o que Jesus fez por ele e com ele. Além de todo o trabalho de evangelização na Judeia, depois na Etiópia e entre os partos e medos. Morreu como mártir da fé em Jesus.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!