Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (18/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

1º Domingo da Quaresma
18/02/2024

Em Marcos 1, 12-15, Jesus foi ao deserto onde ficou quarenta dias. Foi tentado por satanás. Depois que o Batista foi preso Jesus foi para a Galileia anunciando ao povo: “O tempo está completo o reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho.”
Estamos iniciando o tempo da quaresma, momento de muitas graças de Deus para renovar nossas vidas. É até um recomeçar, renovar nossa fé.
Durante este tempo nossa Igreja nos oferece leituras próprias da Palavra de Deus, as liturgias das missas são bem preparadas para manter em nós o espírito de penitência, de oração, de esforço para renovar nossos sentimentos, desejos, vontade, projetos.
Demos mais tempo para uma leitura pessoal da Palavra de Deus, da oração pessoal e em família. O exercício da Via Sacra em comunidade ou em nossa casa, para manter-nos unidos aos sofrimentos de Cristo.
Pessoalmente uma maior austeridade em nossos alimentos, bebidas, momentos de lazer, programas dispensáveis de TV.
Quem não tem costume de renunciar a coisas de que gosta, é hora de testar sua vontade e seu domínio sobre tudo o que agrada muito e não faz muita
falta, privar-nos de vez em quando disso.
Conversão é palavra rica e forte que precisa ser aceita, realizada com decisão, confiando sempre na graça de Deus.
Vale a pena, sem medo, tentar atitude mais austera de privação de algumas coisas de que gostamos e que não são tão necessárias.
Mas no sentido de ter mais tempo para Deus, para pensar nos outros e estar à disposição dos outros.
Vamos descobrir qual é a dose de influência ‘externa’ de tanta coisa em nossa vida. Descobriremos se dominamos todo o nosso pensar, sentir, escolher, ou somos conduzidos por outras influências que não conseguimos dominar.
Decidamos com coragem dar os cortes necessários. E pensemos ao menos só pela quaresma. Depois pensaremos o que fazer. Tentemos o gosto da mudança com sinceridade. Teremos surpresas maravilhosas…

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!