Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (19/01/2024) Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
19/01/2023

Em Marcos 3, 13-19, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. Designou doze para que ficassem com ele e para envia-los a pregar com autoridade para expulsar demônios. Pedro, Tiago e João etc.
Na História do Povo de Deus que encontramos na Bíblia, percebemos que cada acontecimento está ligado a outro, orientado pela Providência divina sobre a vida do próprio povo. Tudo tem seu tempo e lugar. Cada personagem também realiza o papel para o qual Deus vai conduzindo o que deseja de bem para todos.
A salvação que o Messias realizaria, seguiria a forma como Deus conduz todo este universo. Nada é isolado. Não há nada que realize sua finalidade sozinho.
Assim o Salvador tem toda a responsabilidade e poder de diante do Pai assumir por nós e iniciar um novo Reino onde o Pai acolhe a todos com vida renovada.
Mas pede, deseja e conta com nossa colaboração. É por isso que desde o início de sua vida chamada pública, dos três últimos anos, escolhe os que quis, doze a quem chama de apóstolos, para se prepararem para com ele realizar o novo Reino de Deus.
Podemos dizer que a escolha desses doze para nós nada tem de especial, parece que simplesmente chamou-os, sem nenhuma preparação. Para não ir muito longe, como fez com Abraão, com Samuel, com Davi.
Este é mais um segredo de quanto Deus pode o que quer, mesmo respeitando o livre arbítrio humano, nossa liberdade de escolha.
É por isso que devemos cultivar nossa fé, nossa confiança total em Deus. Sempre devemos assumir nossas responsabilidades, mas contar também com a presença e apoio de Deus sempre.
É isso que deve acontecer em família ou em comunidade. Cada um assume sua responsabilidade, mas confia que vivendo como irmãos, nunca ficará sozinho. É a sensação de segurança saber que estamos juntos.
Mais uma vez a melhor liderança é a que assume seu próprio lugar mas não fecha a porta para ninguém, pelo contrário procura sempre contar com a colaboração de todos.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!