Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (19/02), por Monsenhor Paulo Daher

6ª Semana Comum | Sábado. 19/02/2023

A fé natural se fortalece com a luz e a força de Deus, para aceitar e acreditar em Deus em todas as situações e para tudo o que nos pedir.
De modo especial em momentos em que nada esperamos do humano.
Lembra: Abrão, Moisés, Elias… Maria, vais ser a Mãe do Filho de Deus!:…

Em Marcos, 9, 2-13, Jesus subiu a uma montanha com Pedro Tiago e João e se transfigurou diante deles. Suas vestes ficaram brilhantes. Estavam ali também Moisés e Elias. Pedro disse: “é bom estarmos aqui. Faremos 3 tendas para Ti, Moisés e Elias.” Uma nuvem os encobriu a todos.E da nuvem uma voz se ouviu: “Este é meu Filho amado. Escutem o que ele diz.” Logo tudo terminou.

Ao descerem a montanha Jesus ordenou que não contassem nada a ninguém.
Jesus vai abrindo caminhos que pouco a pouco cada passo de nossa vida vai sendo iluminado por sua sabedoria, por seu amor.

Esses três apóstolos tiveram momentos em que parece Jesus os destacava, para responsabilizá-los mais tarde para a missão que Ele haveria de lhes confiar.

Além de tudo o que acontecia diante dos olhos de todos sobre a pessoa de Jesus, admirado e acolhido com poder divino, Jesus sobe a montanha (Tabor) e manifesta sua divindade no esplendor luminoso como de um sol. E ainda confirma neles a certeza de que Ele é o Deus do grande Moisés, chefe extraordinário do povo judeu, que recebeu toda luz divina para reiniciar a vida do povo escolhido.
E ainda a seu lado o maior de todos os profetas, Elias, que foi quem projetou os acontecimentos que confirmavam que Jesus é o Salvador prometido e esperado.
Como em seu Batismo, aqui também, se manifesta a presença da Santíssima Trindade: a nuvem que os envolveu, o Espírito Santo, como a coluna no deserto,(Ex 16,10), e a voz de Deus Pai, com sua mensagem divina.

Nós temos durante nossa vida cristã, vários momentos importantes em que pela fé sabemos que acontece a presença e ação da Santíssima Trindade. Em nosso batismo, nas orações da liturgia de nossa Igreja, nas festas próprias em que reafirmamos nossa fé.

Nos sacramentos de nossa Igreja toda a graça divina vem do Pai por meio de seu Filho com o amor do Espírito Santo. Em nossas orações e gestos religiosos.

Se pararmos para olhar para trás perceberemos momentos em que a Trindade Santa se manifestou.
Pois Deus é assim.

Sempre movido pelo amor, e está presente em todos os momentos de nossa vida.

Se nossa fé for viva, perceberá muitas vezes, os gestos amorosos de Deus conosco. Seja em a natureza: plantas, animais, o vento, a chuva, o sol, a lua.

E muito em momentos e palavras inesperadas das crianças, de amigos, de pessoas tão atenciosas que às vezes nem nos conhecem.

Vale a pena, cada dia, à noite relembrar cada passo de nosso dia. Vamos perceber a mão de Deus nos conduzindo a cada momento.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!