Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (19/12) Monsenhor Paulo Daher

3ª Semana do Advento | Terça-feira
19/12/2023

Em Lucas 1,5-25, o sacerdote Zacarias e sua esposa de Isabel, eram pessoas muito religiosas. Isabel era estéril e os dois eram de idade. Zacarias ao exercer funções sacerdotais no templo, apareceu-lhe um anjo do Senhor. Sentiu medo. O anjo lhe diz: não tenhas medo. O Senhor ouviu tua súplica. Isabel tua esposa vai te dar um filho a quem darás o nome de João. Ele será grande, cheio do Espírito Santo. Zacarias pergunta: como vai acontecer isso? E o anjo lhe diz que ficará mudo. O povo sentia a demora de Zacarias. Quando saiu não conseguia falar. Voltou para casa. Isabel ficou grávida. E agradeceu ao Senhor.
Mais um caso em que claramente vemos a ação de Deus com determinação e pedindo a participação das pessoas. E aqui visto que humanamente não seria possível, por isso Zacarias duvidou por assim dizer do poder de Deus, ficou mudo.
Os detalhes dos evangelistas de modo especial de s. Lucas sobre a chegada do Salvador cumprindo o que fora anunciado por tantos profetas, mostra-nos que de fato Deus é o Senhor da História humana e sempre a conduz para sua melhor realização.
Várias lições aprendemos aqui. O valor da oração. Ela mostra que sendo filhos de Deus podemos pedir-lhe o que achamos ser bom.
A resposta de Deus varia muito: no tempo, no como e por quem. Nós não devemos impor condições à sabedoria e à providência divinas. Pois por uma fé firme e verdadeira aceitamos que Deus faça o que vê que é o melhor. Até nossa perseverança na oração de pedido nunca deve forçar nada.
Pode parecer que o modo como alguns santos faziam seus pedidos a Deus não sirva de exemplo para nós pobres mortais. Houve até santos a quem Deus teria dito que a tudo o que pedissem Ele atenderia. É que o Senhor sabe que os santos não costumam querer privilégios para si. Esperam sempre em que o Senhor dará a melhor solução. Às vezes nem pedem nada e recebem muito.
Outra lição deste fato de hoje é que Deus quis mostrar aqui mais uma vez que Ele tem tudo em suas mãos. E vai conduzindo com firmeza e segurança a vida das pessoas e o que deseja realizar.
Devemos cultivar uma fé e esperança a cada momento de nossa vida pois são muito necessárias para o desenrolar dos acontecimentos. Seria de modo especial aumentar a força e nossa disposição em aceitar a vida como se apresenta e com ela caminhar mais seguros sabendo que Deus está sempre conosco.
É bom que não só respondamos ao Padre na missa sua proposta, mas a tentemos viver em nossa vida. Quando ele nos deseja: O Senhor esteja convosco. De coração respondamos com toda fé e esperança: Ele está no meio de nós. Ele nos acompanha sempre. Quero sempre estar a seu lado.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!