Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (19/2023) Monsenhor Paulo Daher

 

28ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
19/10/2023

Solenidade de São Pedro de Alcântara

Em Lucas 11,47-54, Jesus começou a falar contra os chefes religiosos pelo mau exemplo que davam ao povo. E os acusou desde tempos muito antigos de não ouvirem os profetas e enviado por Deus para se arrependerem de suas vidas de pecado. E se arvoram em mestres, mas nem eles mesmos entram no caminho certo, nem deixam as pessoas seguirem por estes caminhos. Os chefes ficaram furiosos e procuravam se vingar de Jesus e o perseguiam.
A tristeza de Deus que Jesus manifesta nesta crítica aos chefes religiosos, é mais sentida porque eles tinham mais estudo, conheciam bem as Escrituras, e estavam à frente do povo como seus guias. E no entanto não levavam a sério suas responsabilidades. Antes faziam o povo sofrer com suas exigências que não manifestavam de fato obediência a Deus e sim era para garantir seu poder sobre o povo.
É triste verificar comportamento semelhante em nossa religião.
Cada cristão deveria ser exemplo de vida melhor, de espelho para outros que ainda não conhecem a Cristo.
Eu ouvia quando era estudante que a “ignorância” é o oitavo sacramento. Dizia-se isso sobre pessoas humildes, que conheciam superficialmente as Escrituras, que mal sabiam expressar-se em assuntos sobre verdades da fé, teologia e ciências religiosas. Mas sua fé e confiança em Deus eram suficientes para serem fiéis às verdades da fé, e mostravam seu amor fraterno a todas as pessoas.
Não é saber e entender bem as Sagradas Escrituras e saber explicar com palavra difíceis as verdades de nossa fé que faz alguém ser agradável a Deus e abençoado por Ele. Mas viver o amor fraterno e seguir na humildade e obediência o que nossa Igreja nos propõe.
Não seremos julgados por Deus pelo muito saber mas pelo muito amar com sinceridade ao Senhor e a todos.
Lembro-me de ter ouvido uma afirmação forte cuja imagem não quero expor aqui, mas que afirmava que o inferno será mais terrível para aqueles que sabiam muito sobre Deus e religião, mas não viveram o amor a Deus e aos irmãos.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!