Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (20/05), por Monsenhor Paulo Daher

5ª Semana da Páscoa | Sexta-feira
20/05/2022

Em João 15, 12-17, Jesus diz que seu mandamento é amem-se uns aos outros como eu os amo. Vocês serão meus discípulos se fizerem o que lhes mando. Eu já não os chamo de servos mas de amigos. Porque lhes dei a conhecer o que ouvi de meu Pai.
Não foram vocês que me escolheram, Fui eu que os escolhi para que produzam fruto.
O que pedirem a meu Pai em meu nome Ele lhes dará.
Eu lhes ordeno: amem-se uns aos outros.

O sentimento que nos faz ir ao encontro de outra pessoa para ser amigo é chamado de amor, amar. Ninguém sobrevive se se isolar dos outros. Temos necessidade de nos relacionar além dos objetos ou ambiente, com pessoas com quem nos identificamos com quase toda a nossa natureza de seres humanos.
E como além de todas as necessidades normais de um ser vivo de estar se comunicando com outros seres para sobreviver na parte física, a razão mais profunda da vida humana é sua pessoa se relacionar com outras pessoas. Se não nos reduziríamos a criaturas vivas sem inteligência, vontade, sensibilidade e liberdade.

Quase poderíamos afirmar que sem amar, o ser humano perde sua razão de viver.
E Jesus aponta como modelo do amor esta afirmativa: amem-se uns aos outros como Eu os amei.
Poderá mesmo dizer: como Eu os amo. Pois sendo seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus refletimos se amamos e somos amados.

O amor realiza o ser humano porque vai dando sentido a tudo o que fizer. Faz com que a pessoa se apresente como fazendo parte da vida dos outros ao mesmo tempo que acontece um fluxo de bens entre os que se amam, no sentido de bem estar, alegria de viver, presença que cria ambiente de paz e harmonia entre todos.

O amor começa quando iniciamos nossa vida e na hora da morte se abre para possibilidades maiores pois no encontro com Deus, o amor realiza uma transformação tal no ser humano que não temos palavras que possam explicar.

É um envolvimento total na vida que transforma todo o nosso ser em felicidade.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!