Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (21/01/2024) Monsenhor Paulo Daher

3º Domingo do Tempo Comum
21/01/2024

Em Marcos 1, 14-20, depois que o Batista foi preso Jesus foi para a Galileia pregando o Evangelho e dizendo: “o tempo já se completou. O reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no Evangelho.” Passando à beira do mar, Jesus chama Simão e André: “eu farei de vocês pescadores de homens.” Eles o seguiram. Como depois também Tiago e João.
Jesus começa sua missão de apresentar a chegada do Reino de Deus.
Várias vezes a Palavra de Deus fala sobre o Reino de Deus.
Que é o Reino de Deus ou Reino dos céus?
Aos poucos Jesus vai mostrando como se manifesta este reino.
Primeiro pela maneira dele tratar o povo, principalmente os que vem pedindo cura de sua doença, e outros cativados por sua palavra que lhes apresentava quanto que Deus Pai nos ama e quanto bem deseja para nós.
Este reino acontece quando aceitando Deus como nosso Pai e Amigo, também consideramos todas as pessoas como irmãos.
A maneira como Jesus tratava todas as pessoas confirmava esta atitude que devemos ter sempre com os outros: somos todos irmãos.
Jesus ia mais além: até os inimigos, as pessoas que não nos querem bem ou não nos tratam bem ou nos fazem mal, são também nossos irmãos. E Jesus não nos diz para suporta-los. Ele afirma: amem seus inimigos!(Lc 6, 27)
E para que tivéssemos sempre diante de nós esta característica de seu reino, nos ensinou a orar começando a dizer: Pai nosso. Esse nosso inclui todas as pessoas.
O “Pai nosso” lembra essa paternidade universal de Deus e a nossa fraternidade sem fronteiras, sem limites. Venha a nós, o vosso reino… O pão nosso de cada dia nos dai hoje… Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido… Não nos deixeis… Mas livrai-nos do mal.
O reino de Deus só acontece, só está presente quando estamos unidos a todas as pessoas sem exceção! Como o sol não seleciona as pessoas para ilumina-las e aquece-las, o sol do Amor de Deus é para todos e enriquece a mão de cada um que passa para a mão do outro na alegria, paz e união.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!