Colunistas Destaque Destaque2 Em Destaque

REFLEXÃO (21/07), POR MONSENHOR PAULO DAHER

16ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
20/07/2022

Evangelho Mateus 13,10-17
Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Jesus disse aos seus ouvintes:
Felizes os olhos que veem e os ouvidos que ouvem o que vocês estão ouvindo. Muitos gostariam de ver e ouvir o que vocês veem e ouvem.

Temos o costume de nos ligar muito so que vai acontecendo nos dias atuais e no presente.
Se são coisas desagradáveis, às vezes nos aborrecemos e quase nós desligamos.
Se São coisas boas costumamos viver bem estes momentos sem preocupação com os outros ou com o futuro.
Jesus comenta aqui para que os apóstolos valorizem o que estava acontecendo. Hoje a filosofia de vida que mais influencia em nossa vida é viver bem o presente e não pensar em mais nada.
É o tal existencialismo prático. Isto é bom e não é.
É bom para que saibamos aproveitar sempre o que temos à mão. Não é bom se só pensamos no hoje e esquecemos de preparar o amanhã.
O amanhã depende do hoje. Porque o que virá é fruto do que estamos preparando hoje. Mesmo que não alcancemos o que sonhamos para o futuro, este precisa ser preparado.
É o que entendemos, na escolha de uma profissão para depois, ou a família a que queremos pertencer amanhã, o cuidado que devemos ter hoje com nossa vida garantindo boa saúde para continuar a viver bem.
Sonhar muito sobre o amanhã e nada fazer para que aconteça o que queremos é também uma utopia fruto de nossa imaginação ou mania de grandeza.

Cristo vive e é o Senhor!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!