Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (22/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

1ª Semana da Quaresma
Quinta-feira
22/02/2024

Em Mateus 16, 13-19, em Cesareia Jesus pergunta sobre o que pensam dele, Os apóstolos dizem: o Batista, ou um dos profetas. E vocês? Pedro diz:” Tu és o Messias, o filho do Deus vivo.” E Jesus diz a Pedro: “ Tu ésPedro sobre você vou construir a minha Igreja. O que ligares na terra será ligado nos céus.”
Jesus durante os três últimos anos prova seus apóstolos e discípulos em vários momentos críticos, como a testar a fé que tem.
Depois de tempo suficiente para terem noção do que querem, seguin-do-o, agora diretamente quer saber, ou melhor já sabia, mas quer que o falem, o que eles pensam quem Ele é e porque o seguem assim tão seguros.
O pescador Pedro que parecia líder deles, logo avança para apresentar uma afirmação que não é dele, mas inspiração divina.
Messias, nome dado por alguns profetas no sentido de o Ungido, da família do rei Davi, Enviado de Deus para a libertação do povo. Jesus nos três últimos anos afirma muitas vezes que é enviado pelo Pai para nos trazer de volta para a Família de Deus.
E acrescenta: o Filho do Deus vivo. Não só o Messias, o Cristo anunciado e esperado pelos judeus, o descendente do rei Davi, mas o próprio Filho do Deus vivo.
Muitas vezes também acontece conosco diante de algo que está a exigir de nós uma fé segura, Deus espera que expressemos nossa confiança n´Ele afirmando com toda a certeza que O aceitamos também naquele momento.
É o que Jesus espera do pai que lhe vem pedir a cura para seu filho e diz: se podes vem em nosso auxílio. E Jesus: tudo é possível para quem crê. O pai logo diz: eu creio, mas aumenta a minha fé. (Mc 9, 22s)
A resposta de Pedro deu ocasião a Jesus de declarar o que já tinha decidido. Que Pedro seria o responsável maior por sua Igreja.
Este trecho que nossa Igreja faz-nos ler na comemoração da chamada Cátedra de S. Pedro, lembra-nos que nossa Igreja é divina e que Cristo deu poder a Pedro e hoje ao Papa, aos apóstolos e hoje os bispos e sacerdotes, de O apresentarem como o Salvador e continuarem a presença redentora de Cristo a todas as pessoas.
Eu creio, Senhor, em tua Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!