Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (23/03), por Monsenhor Paulo Daher

3ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
23/03/22

Em Mateus, 5, 17-19, Jesus diz que não veio abolir as leis e os profetas. Veio dar sentido mais claro. Por isso o que está escrito não vai mudar. E quem desobedecer vai ser considerado menor no Reino dos Céus. E quem seguir será grande no Reino dos Céus.

Como Jesus em suas palavras e atitudes parecia às vezes contradizer o que os chefes religiosos pediam e faziam, muitos pensavam que então o que aprenderam já não valia mais.

Isso sempre acontece quando alguém assume um trabalho e começa a mudar a forma de conduzir as ações. Fica parecendo que mudando vai deixar para trás tudo o que aprendeu.

O que é fundamental é a base do que deve ser realizado, mesmo que a maneira de conduzir seja diferente.

Parece que a maneira de apresentar as leis dava mais destaque a seguir o que era mandado. Mas esta atitude é o começo. O valor maior é o sentido que damos ao que fazemos.

Trabalhar por trabalhar até cansa. Trabalhar porque assim vou conseguir o que desejo e espero, é diferente.

Jesus algumas vezes comentou que os chefes se contentavam em seguir o que mandava a lei. E lembrava que o profeta Isaías em nome de Deus dizia: este povo me honra com os lábios, mas seu coração está distante.

Como a insistência de Jesus era mais sobre com que espírito fazemos o que devemos seguir, eles pensavam que agora tudo era diferente. Que talvez não valessem mais as leis e sim só a boa vontade.

Lembro o que já escrevi que havia u´a maneira mais correta de avaliar nas escolas o aproveitamento dos alunos. Uns obtinham conhecimento maior e melhor, mas não mantinham bom relacionamento com os outros e queriam ter notas altas. Outros conseguiam um conhecimento médio, mas eram bons colegas e eram respeitosos e recebiam um aumento da “nota” geral por causa também de um conceito bom.

Podemos dizer que é assim com Deus: vale mais o amor com que fazemos o que nos é proposto do que o resultado que conseguimos…

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!