Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (23/05), por Monsenhor Paulo Daher

6ª Semana da Páscoa | Segunda-feira
23/05/22

Em João 15, 26-16,4, Jesus prometeu enviar o Espírito Santo que fortalecerá a fé dos apóstolos. Irão sofrer por causa dele. Eu lhes digo isso agora para que se lembrem de mim neste momento.

Jesus é completo em sua preparação com os apóstolos. Cada dia tem uma novidade a acrescentar. E assim aos poucos vai criando neles uma consciência de que a fé é um dom muito rico, porque nos abre para Deus e para uma visão melhor da vida.

Jesus experimenta com eles momentos em que a confiança nele é importante. E eles também participam de momentos difíceis quando encontram barreiras com fariseus arraigados em suas tradições.

Assim a participação em todas as situações em que Jesus viveu e na forma como enfrentou o que ia aparecendo já era uma escola de aprendizagem prática para o futuro.

E também para quando Ele já não estivesse com eles. Pois iria voltar ao Pai. Para que não se sentissem desamparados, pois não só promete que irá acompanha-los, mas coloca-os diante do Espírito Santo que certamente eles ainda não conheciam, que iria ilumina-los diante dos problemas e dificuldades.

Embora ainda sem uma visão muito clara do que de fato iria acontecer, os apóstolos confiavam na palavra de Jesus, mesmo sem perceberem bem como é que seria tudo então.

Em nossa vida também ao lermos a Palavra de Deus, ao alimentar nossa fé em tempos calmos, não sabemos o que irá acontecer e mesmo nem pensamos nisso.

Confiamos em Jesus sem nos preocuparmos demais com o futuro. É como se diz: o futuro a Deus pertence.
Mas nem por isso devemos descansar. Temos de nos preparar com uma vida religiosa amadurecida e fortalecendo-nos com o exercício das virtudes: fé, esperança e caridade, e vigilantes com nossas fraquezas para que quando chegar a hora, estejamos preparados para enfrentar sem temor a provação.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!