Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (24/2023) Monsenhor Paulo Daher

 

29ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira
24/10/2023

Em Lucas 12, 35-38, Jesus pede que estejamos atentos e vigilantes como à espera do noivo para sua festa. Felizes aqueles que o noivo encontrar vigilantes. Serão servidos à mesa pelo próprio noivo .
A imagem conhecida para os orientais da festa de casamento foi usada por Jesus várias vezes para ensinar princípios e atitudes que nos ensinam como ser e como agir em várias ocasiões.
Como esse momento e outros que são comemorações em que todos participam com alegria, perder esta possibilidades seria como se trancar num quarto, ou num lugar, esconder-se, para não participar da alegria de muitas pessoas em momentos significativos para a família, parentes e conhecidos. Ou se convidado, nem se importar.
Essas ocasiões de tanta festa e congraçamento são comparadas a outros momentos espirituais e religiosos seja nos dias comuns ou em dias festivos em nossa vida religiosa.
A primeira lição é preparar-nos para esses momentos. Ninguém vai a uma festa de qualquer jeito com qualquer roupa e nem atrasado.
Nossa Igreja valorizando as verdades e fatos de nossa fé, principalmente no que diz respeito a Jesus, programa para um ano inteiro as comemorações festivas principalmente por meio da Liturgia Eucarística, precedida ou acompanhada pelos costumes das novenas, festas externas, procissões.
Tudo isso é para tornar visível a presença de Deus a quem nossa fé manifesta externamente que acredita e a Ele se liga por uma vida de verdadeiros filhos.
Podemos afirmar que a fé nos traz sempre momentos de alegria e satisfação, porque Deus se faz presente com sua bondade. Todos participamos em nossa família ou com os amigos de ocasiões de alegria e satisfação. É o que quebra a monotonia do dia a dia de trabalho, de ocupação, de pressa, sem parar.
Na vida religiosa é igual: como diz o livro do Eclesiastes (3.2ss) devemos ter tempo para tudo.
Não só rezar, não só trabalhar, não só para descansar, não só para se alimentar, não só para estar com os parentes e amigos, não só para viver todo o dia em festas.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!