Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (25/2023) Monsenhor Paulo Daher

25ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
25/09/2023

Em Lucas 8,16-18, Jesus disse: ninguém acende uma lamparina e a coloca debaixo da cama, mas sim no candeeiro para que ilumine toda a casa. E tudo o que está escondido será revelado. E acrescentou: a quem tiver algo lhe será dado mais e aquele que não tem até o que tem lhe será tirado.
Jesus com fatos simples da vida sempre dá-nos lições de sabedoria. Parece que a luz é preferida para as parábolas de Cristo, pois é muito sugestiva. Começou por assim dizer no primeiro dia da Criação deste universo, quando Deus disse: faça-se a luz (Gnl; Jo l, 4s).
A luz ajuda-nos a enxergar os objetos, as cores, as formas dos seres, seus movimentos, é importante para os vegetais, para manter a boa temperatura do ambiente em que vivemos.
Sua imagem também serve para manifestar o caminhar de nossa inteligência. A ignorância é tida como as trevas do espírito. A sabedoria como luz que brilha iluminando pensamentos, sentimentos, projetos…
Se quisermos que alguém encaminhe melhor sua vida aproveitando o que o mundo nos oferece, desenvolverá a capacidade de sua inteligência pelo estudo, aprendizado, de forma a saber conduzir seus desejos e sonhos para uma finalidade de realização de um ideal.
Na vida religiosa a palavra luz é usada bastante para nossos conhecimentos religiosos e para o
encaminhamento de nossa vida em busca de Deus. Luz como força espiritual, como o que chamamos de graça, ação divina que nos ajuda sempre.
Jesus disse que Ele é a luz que veio a este mundo.(Jo 1, 4s). Força espiritual da palavra e de sua
presença amorosa. Quem me segue, não anda nas trevas. (Jo 8,12s) E diz que nós devemos também ser luz. Vocês devem ser luz que ilumine a mente e aqueça o coração das pessoas com a Palavra de Deus. (Mt 5,14s)
Nossa Igreja no sábado santo realiza a cerimônia da vigília pascal. O símbolo usado é a luz da chama do Círio Pascal que é invocado como a Luz de Cristo, ou o próprio Cristo. A chama que também simboliza nossa fé em Cristo ressuscitado.
Sobre o altar as velas acesas nas cerimônias sagradas lembram a presença de Cristo, Luz de todos nós e para todos nós. E sempre luz de nossa fé religiosa.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!