Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (26/04), por Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana da Páscoa | Terça-feira
26/04/2022

No Evangelho de São João 3,7-15, Nicodemos membro do Sinédrio judeu foi procurar Jesus à noite para saber mais sobre Ele. Jesus começa a falar de algo que confunde o professor:
Nascer de novo…
Pela água e pelo Espírito Santo.
Cristo confirma sua identidade e missão que recebeu do Pai. E ainda prevê sua morte na cruz, quando seria sinal e realidade de salvação para todos.

Nicodemos, homem instruído, membro importante do Sinédrio, se impressionou com Jesus: o que ouvia falar dele, os milagres que fazia, sua palavra (onde aprendera? Veio de Nazaré! Nem escola frequentou…) em sua sinceridade, mesmo às escondidas dos outros, pois veio à noite para falar com Jesus. E é sincero: ninguém pode falar e fazer o que Jesus faz se Deus não estiver com ele.

Jesus não se nega a falar com ninguém. Ele sabe já antes como é o coração de cada pessoa. É lição para nossos julgamentos sobre a aparência das pessoas. Quase sempre nosso olhar é superficial sobre coisas e pessoas.

Por isso a fé tem grande valor, tanto a natural quanto a religiosa.
A fé vai além do que se vê. Enxerga mais longe. Sabe também usar o que tem diante dos olhos e pensar na possibilidade do futuro.
Nossa vida é toda assim. As qualidades não aparecem logo, nem as possibilidades.

Olhando uma pequenina semente se não conhecermos bem pela experiência, não sabemos que dali pode sair uma árvore frondosa.

Um senhor estava dormindo debaixo da sombra de uma enorme árvore de fritos pequenos como uma castanha.
Comentava: como é que Deus faz coisas tão sem sentido: esta árvore gigantesca produz um fruto tão pequeno. E uma aboboreira rasteja-se pelo chão e produz um fruto enorme.

Enquanto estava cochilando caiu de cima o pequeno fruto em seu nariz. Levou um susto e repensou:
É, se fosse do tamanho de um abóbora, eu estava morto agora.

Quem trabalha principalmente em escolas por muito tempo verifica que as crianças que começam a estudar apresentam o mais variado tipo de pessoa. Com o tempo, o que há dentro de cada um vai aparecendo como por um milagre.

Precisamos acreditar que por causas naturais e também pela graça de Deus, tudo pôde transformar-se se nos empenharmos e acreditarmos no que estamos fazendo.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!