Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (27/12) Monsenhor Paulo Daher

São João, Apóstolo e Evangelista – Festa | Quarta-feira
27/12/2023

Em João, 20, 2-8, o apóstolo conta ter ido com Pedro ao túmulo quando soube que Jesus tinha ressuscitado. Chegando lá, esperou Pedro. Eles entraram e confirmaram que o corpo de Jesus não estava lá. E viu e acreditou.
Nos últimos tempos de Cristo, na Santa Ceia, no Calvário, o apóstolo João começa a se destacar. Hoje com Pedro está a confirmar o que Madalena lhes dissera sobre o corpo de Jesus que “sumira”.
Depois de receber da parte de Jesus agonizante na cruz, Maria, Mãe de Jesus para cuidar dela depois da morte de Cristo, escreveu o seu evangelho, narrando a vida de Cristo de modo diferente dos outros evangelistas, mas colocando em destaque a divindade do Senhor e sua ligação profunda com o Pai e com o Espírito Santo.
O gesto na Santa Ceia de encostar sua cabeça no peito de Jesus (Jo 13, 24) pode servir-nos como imagem de alguém privilegiado a quem o Espírito Santo revelou todo o mistério da vida trinitária: o Pai que ama seu Filho com o Amor, o Espírito Santo.
Em sua carta João revela conhecimento e vivência íntima do mistério profundo da união entre as três pessoas divinas. Por isso inicia seu evangelho revelando o que são as Três Pessoas divinas: o Verbo, Palavra do Pai que cria todos os seres.
Em sua 1ª. carta c.2,: Quem nega que Jesus é o Cristo, tampouco tem o Pai. Quem confessa o Cristo tem também o Pai. Grande amor Deus nos concedeu que sejamos filhos de Deus. (c.4) Amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Quem não ama não descobriu Deus, porque Deus é amor… Não fomos nós que amamos a Deus. foi Ele que nos amou primeiro. (c.5) Quem tem o Filho tem a vida. Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
No c. 14 de seu evangelho lemos: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim… Não os deixarei órfãos(v.18) Aquele que me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e me manifestarei a ele… Não foram vocês que me escolheram, fui eu que os escolhi por isso o que pedirem a meu Pai em meu nome irão receber.
Jesus sempre nos acompanha. Peça ao Espírito Santo para ouvi-lo falar de seu Pai, e não nos afastemos desta presença divina.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!