Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (29/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana da Quaresma | Quinta-feira
29/02/2024

Em Lucas 16, 19-31, Jesus conta a parábola do homem rico que se banqueteava muito com os amigos.
Lázaro um pobre, à porta contentava-se com as migalhas que sobravam. Ambos morreram.
O rico no inferno sofria muito.
Vê Lázaro no céu.
Pede a Abraão que o mande com um pouco de água para matar sua sede. Abraão diz que não é possível.
O rico pede que avise seus irmãos na terra. Abraão diz: se eles não ouvem as leis e os profetas da terra não vão ouvir mesmo que um anjo vá dizer-lhe.
Jesus é muito prático e realista. As histórias ou parábolas sempre mostram claramente o que Ele quer dizer, as lições de vida são claras.
Aqui a lição é sobre a pessoa rica que só pensa em si mesma e não enxerga ninguém a não ser os de sua classe social.
A riqueza acumulada, pode até ser obtida com trabalho honesto, mas tem de servir a uma finalidade de bem estar pessoal, familiar e favorecer outras pessoas que lutam por um estado de vida melhor.
Riqueza ou pobreza ou remediado, qualquer situação econômica não deve definir a personalidade de alguém. O que vale na vida é querer lutar e buscar o que a vida oferece e aceitar sem medo o que conseguir. E sempre participar com todos, não querendo lutar sozinho, mesmo que tenha capacidade de liderança.
A pobreza não é doença, pode ser condição de vida que se recebeu da família. E pela vontade de lutar, sem se acomodar, pode-se abrir caminhos para um futuro melhor.
Conhecemos muitas pessoas, que no dizer popular vieram do nada e lutaram, se esforçaram, foram com trabalho honesto vencendo as dificuldades de sua vida e conseguiram para si e sua família uma condição melhor de vida.
Estando em que escala for que alguém esteja colocada, por situação familiar, pessoal, de região, todos merecem respeito por ser uma pessoa humana, filha de Deus, cujo valor está no que ela é primeiro com o seu próprio ser.
Jesus sempre sinaliza que além do valor pessoal de cada indivíduo, ninguém tem o direito de desprezar ninguém. Todos merecemos grande respeito.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!