Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (29/02/2024) Monsenhor Paulo Daher

2ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
28/02/2023

Em Mateus 20, 17-28, indo a Jerusalém, Jesus diz que o Filho do homem será entregue aos sacerdotes e mestres da lei, que o condenarão à morte. Sofrerá, mas vai ressuscitar.A mãe dos filhos de Zebedeu pediu que no reino, seus filhos sentassem em lugar de honra a seu lado. Jesus pergunta se iriam poder beber do cálice que ele beberia. Disseram que sim. Jesus disse: sei que beberão. Mas este lugar de honra só meu Pai o pode dar. Os outros discípulos não gostaram deste pedido. Jesus lhes diz que isso não pode acontecer entre eles. Quem quiser ser grande seja o servidor de todos. Pois o Filho do homem não veio para se servir mas para servir e dar sua vida por todos.
Os evangelhos são verdadeiros e nos transmitem de fato como tudo aconteceu com Jesus, sem exagerar nem idolatrar os seguidores de Cristo.
Jesus viveu a vida comum do povo judeu de seu tempo. e o trabalho que teve com os discípulos e apóstolos não os transformou de imediato.
O que Jesus quer realizar com as pessoas em geral respeita o que cada um é, com suas qualidades e falhas.
Tendo visto e aprendido tantos ensinamentos da parte de Cristo, vem essa mãe, como todas as mães ciosas de dar o melhor a seus filhos, e faz um pedido ambicioso para eles. Jesus não se aborrece, nem se sente decepcionado. Comenta e dá a melhor solução.
E os outros apóstolos iguaizinhos a nós, reagem…
Jesus aproveita para colocar as coisas no seu devido lugar. O que cada é e pode ser em seu reino com tudo o que receberam de Jesus, não é ser mais que os outros.
O que Jesus espera de seus escolhidos é que não busquem a posição social ou de privilégio, mas o poder trabalhar, empenhar-se. Como na vida das pessoas. Quem tem muitas qualidades não é para ser mais que os outros, nem se orgulhar de sua posição. É entender que tudo o que somos e temos deve estar a serviço dos outros.
E se pensarmos melhor, conviver com as pessoas é ter a possibilidade de manifestar que nossas qualidades são tão boas que podemos ajudar a todos os que precisam de mim. Sem os outros somos nada. Não adianta nada um médico ser muito competente em sua profissão se não houver pessoas que precisem dele para sua saúde. Se for para um lugar onde a saúde é perfeita, as pessoas quase não ficam doentes, de que valerá toda a sabedoria que tem e estudos que fez.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!