Destaque Destaque2 Em Destaque

Reflexão (29/11) Monsenhor Paulo Daher

34ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
29/11/2023

Em Lc 21, 12-19, Jesus prevê o futuro: “antes que estas coisas aconteçam, vocês vão ser perseguidos, presos, julgados por causa de meu nome. Testemunhem sua fé. Não planejem: eu lhes darei as respostas necessárias. Todos os perseguirão, até os de sua família. Mas vocês não perderão um fio de cabelo. Sejam firmes. Ganharão a vida. ”
Quando Jesus disse que ele era o Bom Pastor (Jo 10,11) e mostrou as caraterísticas do bom pastor, descreveu a maneira como fez e faria conosco.
Em geral na forma comum de Deus estar presente em nossa vida é acompanhar nossos passos como Senhor de todo ser vivo, de modo especial do ser inteligente como o ser humano.
Nós, quando pensamos na presença de Deus em nossa vida, gostamos mais de acreditar que ele nos protege. Somos eternas crianças mimadas.
Deus, porém, é diferente de muitos pais que não educam bem seus filhos. Sabe das muitas qualidades que nos deu e deixa à nossa responsabilidade agir com liberdade, embora nos dê os melhores conselhos.
Tudo isso parece ser o método de Deus cuidar de nós.
Jesus neste trecho fala de perseguição, prisão e julgamento por causa de O seguirem. Pede que confiem, podem contar principalmente nestas situações com sua presença e a luz do Espírito Santo. A realização desta promessa de Jesus encontramos em todos os santos mártires de todas as idades que enfrentaram situações difíceis e às vezes terríveis de seus algozes e mantiveram sua fé e deram sua vida por ela e por Jesus.
Não posso limitar a presença e a ajuda de Deus a estes momentos apresentados. Deus é o Senhor de nossas vidas e tece a história de cada um de nós. Faz o que acha melhor para nós. E o que chamamos de Providência divina: Ele sabe como participar de nossa vida sem quebrar nossa personalidade. Como s. Paulo escreveu muitas vezes: Ele nos envolve com seu amor e conduz nosso destino sem quebrar nossa personalidade. E nós cada dia aprendemos nova experiência sobre como Deus pode amar apesar de nossa inconstância.

Cristo vive e é o Senhor!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!