Reflexões Dominicais

Reflexão dominical: Chamados a Santidade

CHAMADOS A SANTIDADE 
Homilia de Padre Joéds Castro – Evangelho (Mateus 5, 1-12a)  

“A IGREJA NOS CONVIDA A CELEBRAR A FESTA DE TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS, indicando que Cristo antes de reinar sobre todo o universo é acolhido então como Senhor e Rei de todos os povos e por isso o reflexo da Santidade de Deus. A perfeição de Deus se reflete na unidade, não mais o reflexo do pecado, do mal, mas o povo todo iluminado pelo exemplo de Jesus Cristo. Como ele disse: ‘SEDE PERFEITOS, COMO VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO.’ Deus é perfeito enquanto ele é aquilo que ele é, a sua essência. O ser humano não pode ser Deus. Então Jesus diz que devemos ser perfeitos como Deus é perfeito. Não que nós vamos alcançar a perfeição de Deus, mas aceitando a perfeição de Deus, o ser humano aperfeiçoa a si mesmo. Como Jesus disse: ‘DEI-VOS O EXEMPLO PARA QUE FAÇAIS COM EU VOS FIZ.’ E ainda diz: ‘APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.’ O ser humano iluminado pela perfeição do Senhor, aperfeiçoa-se, ou seja, o ser humano respondendo à sua vocação, sendo aquilo que ele é, então ele aperfeiçoa-se, ele também se torna perfeito. DEUS É PERFEITO ENQUANTO DEUS, O SER HUMANO, ILUMINADO PELA PERFEIÇÃO DE DEUS, ELE É PERFEITO ENQUANTO HUMANO, ILUMINADO POR DEUS. Por isso o ser humano responde à sua vocação original, ‘CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS,’ o ser humano ele é, naquilo que ele faz, no agir dele, a vocação de ser semelhante a Deus. Desta forma, o ser humano realiza-se totalmente.

Fazendo o bem, na sua totalidade, o ser humano encontra alegria e também na sua totalidade. Jesus diz: ‘BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO OU PELA FORÇA DO ESPÍRITO, NÃO QUE ELES SEJAM POBRES, MAS PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.’ (Mateus 5, 3) ‘AQUELE RICO, ELE VOLTA TRISTE’ porque ele não quis fazer do seu tesouro, o Reino de Deus. Como muitas vezes Jesus disse: ‘O REINO DE DEUS É COMO O COMPRADOR DE PÉROLAS QUE ENCONTRANDO A MAIOR DELAS, VENDE TUDO.’ ‘Encontrando o tesouro no campo’, ele vende tudo para adquirir aquela pérola. ASSIM É O REINO DE DEUS, A PESSOA ELA NÃO SENTE PERDENDO ALGUMA COISA, MAS ELA ENCONTRA O VERDADEIRO AMOR, O REINO DE DEUS, O REINADO DE DEUS. O Reinado de Deus é como diz Jesus: ‘EU NÃO PERDI NENHUM DAQUELES QUE O PAI ME CONFIOU.’ O REINADO DE DEUS É VIVER COMO CRISTO, FILHO E FILHA DE DEUS. ASSUMIR QUE DEUS É PAI. Esse é o grande valor. Não existe para um pai, uma mãe, uma coisa que valha mais do que o filho, do que a filha. O pai e a mãe são capazes de dar a própria vida pelo bem do filho, pelo bem da filha. Por isso, ser pobre em espírito, não é a pobreza material, mas o espírito é que dá força ao ser, pois sem o espírito, o corpo por mais que seja forte ou por mais que a pessoa tenha dinheiro, sem espírito a pessoa não tem vida. SER POBRE EM ESPÍRITO É JUSTAMENTE VIVER A FORÇA DO ESPÍRITO QUE, AOS OLHOS DOS OUTROS, FAZ A PESSOA PARECER PEQUENA, A PESSOA PARECER DESPREZADA, NO ENTANTO, ELA VALORIZA O QUE REALMENTE TEM VALOR, VIVER COMO FILHO E FILHA DE DEUS. E os SANTOS E SANTAS foram justamente esses que procuraram viver a Filiação Divina, ter Deus como Pai. Por isso eles cultivam a pureza de coração. BEM-AVENTURADOS, FELIZES IMENSAMENTE, POIS ESTA PALAVRA BEM-AVENTURADO QUER DIZER JUSTAMENTE ISSO, ABENÇOADO, FELIZ. ‘BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, PORQUE ELES VERÃO A DEUS.’ (Mateus 5, 8) Aí nós entendemos a palavra de Jesus quando ele diz: ‘O QUE FAZ MAL NÃO É O QUE ENTRA, MAS O QUE SAI.’ QUANDO A PESSOA TEM PUREZA DE CORAÇÃO, ELA TEM DEUS, ELA TEM AS COISAS DE DEUS. ‘Quem entrará, quem serão as pessoas que poderão entrar no santuário?’ ‘Aqueles que têm as mãos limpas e o coração puro.’ Quem tem o coração puro, essa pessoa entra no mistério de Deus, essa pessoa vê, ela enxerga as coisas no Plano de Deus.

POR ISSO ENTÃO, QUE AO DEIXAR SAIR COISAS RUINS DE DENTRO DE SI, É COMPREENDER QUE A MALDADE NÃO ESTÁ NOS OUTROS. COMO DIZ JESUS: ‘VOCÊS PODEM ATÉ BEBER UM VENENO MORTAL QUE ISSO NÃO VAI FAZER MAL PARA VOCÊS.’ A PESSOA NÃO SE CONTAMINA, NADA DAQUILO QUE É MAL ADENTRA A PESSOA, PORQUE ELA TEM O CORAÇÃO PURO E EM TUDO ELA VÊ O PLANO DE DEUS, ELA VÊ A GRAÇA DE DEUS. AS PESSOAS QUE TÊM O CORAÇÃO PURO, MESMO NOS MOMENTOS MAIS TERRÍVEIS, ELAS CONSEGUEM ENXERGAR A AJUDA, O AUXÍLIO, O PLANO DE DEUS. NÓS, AO CELEBRARMOS A FESTA DE TODOS SANTOS E SANTAS DE DEUS, NÓS DEVEMOS COMPREENDER ISSO, É PRECISO CULTIVAR, É PRECISO BUSCAR A PUREZA DO CORAÇÃO. MUITO ALÉM DE BUSCAR, QUE ESSE OU AQUELE SEJA BOM, QUE ESSE OU AQUELE FAÇA AQUILO QUE EU QUERO, É PRECISO QUE A PESSOA CULTIVE O CORAÇÃO PURO. NÓS NASCEMOS COM O CORAÇÃO PURO. O NOSSO CORAÇÃO AINDA NÃO SABE AMAR QUANDO NÓS NASCEMOS. NÓS DEVEMOS SER EDUCADOS NO AMOR E DEVEMOS RESTAURAR ESSA PUREZA. PORQUE DIZ JESUS: ‘É PRECISO SER COMO AS CRIANÇAS, PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS.’ À medida que nós vamos envelhecendo, ao invés de nosso coração ir se endurecendo, nós precisamos ir colocando pureza no nosso coração, nutrindo a pureza no coração, que aí você enxergará o Plano de Deus, você entrará no mistério do Amor de Deus. Aceitando assim, que Deus é Pai, Ele ama seus filhos! Conforme nós vamos procurando um coração puro, nós então vamos olhando os outros com o olhar do Amor de Deus Pai. ‘COMO O PAI ME AMOU, EU TAMBÉM VOS AMEI. AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.’ É PRECISO VIVER ISSO QUE CREMOS E ALCANÇAR A SANTIDADE.”

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!