Reflexões Dominicais

Reflexão: Em Maria figuram-se todos os cristãos

“Em Maria figuram-se todos os cristãos”.
Homilia de Pe. Joéds Castro
Padre diocesano de Uberlândia

Evangelho (Lucas 1, 26-38) “AVE, CHEIA DE GRAÇA, É O SENHOR QUE ESTÁ CONTIGO!”(Lucas 1, 28). Irmãos e irmãs, nós queremos assim dizer a Deus, aquilo que era necessário de nossa parte fazer, conforme o próprio João Batista havia dito: ‘PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR!’ Como uma pista de avião, que à sua beirada tem as luzes para que o piloto possa, no meio do nevoeiro, enxergar o local onde terá segurança para descer a aeronave, um pouco assim é o símbolo da Coroa do Advento. Queremos dizer que o lugar onde o Cristo pode chegar está sinalizado. De nossa parte as luzes estão acesas. Nossa vigilância está ativa. E assim, o Cristo ali, no Círio Pascal, que é o local onde brilha a sua Ressurreição, a plenitude da Salvação, ele então pode chegar. Com este sinal nós dizemos: ‘Estamos prontos para a sua chegada!’ Mas não queremos um “faz de conta”.

Com a Celebração do Natal do Senhor, nós cristãos, após mais de dois mil anos da sua vinda, nós queremos, em nosso tempo e por nossa pessoa, renovar, não simplesmente a chegada do Senhor, MAS NÓS QUEREMOS FAZER A RENOVAÇÃO DA NOSSA ACEITAÇÃO DE JESUS COMO SENHOR, SALVADOR E NOSSO DEUS. E por isso a liturgia nos faz ouvir esse texto onde Maria faz uma Aliança com Deus. Maria faz um pacto com o Senhor.

Nesse texto o evangelista relembra a sua atitude e nos dá a indicação, através dela, do que deve ser o acolhimento do Plano de Deus. CADA UM DE NÓS É CHAMADO A FAZER UMA ALIANÇA, UM PACTO COM O SENHOR. Há muito tempo atrás nós tínhamos isto muito forte, fazer um pacto. Havia até mesmo amigos que cortavam a sua mão e um segurava na mão do outro e assim firmava ali o compromisso, o sangue se “misturava” para dizer isso: ‘Nós temos um pacto.’ Isso há tempos atrás, pois se tinha valoroso o sentido da honra ou seja, o agir honesto, o ser, de fato, uma pessoa da verdade. A VERDADE ENTÃO ERA QUERIDA, A VERDADE ERA DESEJADA. Mas com o impulso do relativismo se quis “fazer de conta” que a verdade absoluta não existisse. Tudo deveria ser relativo e o relativismo então decai e depõe contra si mesmo. Pois quando se propõe que tudo deva ser relativo, se está propondo justamente uma verdade, e não que seja em fato a verdade.

Nessa celebração que antecede o Natal, a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós somos ajudados por esse sinal externo e por essa Aliança Sagrada, a tomarmos consciência que cada um deve fazer o seu pacto com o Senhor, com Deus. E ele não precisa nos ferir, ele não quer que cortemos nossas mãos para segurar a Dele. Ele oferece a sua mão perfurada, e o seu lado aberto, e o seu sangue para nos socorrer. Pois talvez nós tivéssemos medo, receio de algum sofrimento. Porque nós vemos justamente isso, cada um quer uma aliança ou uma religiosidade, cada vez mais sem compromisso da parte própria, mas dos outros, as pessoas querem absolutamente tudo. Exigem tudo dos outros, MAS NÃO QUEREM SE COMPROMETER. Isto é passado com muita tranquilidade, não que deva ser aceito com tranquilidade. Por exemplo, vemos a dificuldade de a pessoa enxergar o seu potencial. Muito fácil ver isso nos jovens, eles querem amar, querem se relacionar, mas não querem se comprometer. Medo do compromisso, um pouco. Mas, no entanto, muito mais desconfiança em si mesmo, por ter medo de não poder ser uma pessoa firme. Tanto é que os seus relacionamentos se dão de maneira muito frívola. Uma palavra, dizem o quê? “Ficar”, mas sem permanecer.

Donde, irmãos e irmãs, a Celebração que antecede o Natal nos faz recordar a potencialidade que Deus infunde no ser humano e que está infusa em todas as pessoas. O anjo que se aproxima da Virgem Maria, virgem não por causa da Graça de Deus, virgem por condição simples e humana de quem não teve relações, não se casou. Então a sua virgindade não é sinal de supremacia, mas é uma condição natural do ser humano. Não há grandeza. Se olhada de maneira correta, há beleza. Se olhar de maneira profana, como é de costume no nosso tempo, ao invés de ver beleza, se vê descaso, horror. ‘Você ainda é virgem?’ Criticada a moça, criticado o rapaz. Mas se olhado de maneira normal, nada mais se vê do que beleza e pureza. Condição natural na existência humana, tanto para a moça, como para o rapaz.

O anjo que se aproxima e diz a Maria: ‘VOCÊ É UM SER HUMANO, VOCÊ QUE É POBRE, VOCÊ QUE É PECADORA.’ O anjo se aproxima dela e diz: ‘AVE, CHEIA DE GRAÇA!’ (Lucas 1, 28) O anjo a faz perceber o que existe nela e assim ela nos representa e representa a humanidade. O que existe na humanidade só pode ser visto corretamente pelo olhar do Plano de Deus. O ser humano não é um ser que carrega um pecado original, que o torna um ser horroroso diante de Deus. O SER HUMANO É UM SER, QUE TRAZ EM SI, A GRAÇA DE DEUS. ‘AVE, CHEIA DE GRAÇA, É O SENHOR QUE ESTÁ CONTIGO!'(Lucas 1, 28) E não o peso do mundo. É o próprio Senhor que está contigo. ‘DIZ O TEXTO DO EVANGELHO QUE ELA FICA PERTURBADA COM ESSA SAUDAÇÃO’ (Lucas 1, 29). Por quê? Porque como nós, foi passado justamente isso: ‘Você não é nada, você é apenas barro, você veio do pó e ao pó você voltará, você é um ser incompleto, isso e aquilo outro’. E agora Deus diz o quê? ‘VOCÊ É CHEIA DA GRAÇA E DEUS ESTÁ CONTIGO.’

Antes de celebrarmos o Natal, a Santa Mãe Igreja nos convida a recordar, não simplesmente o nascimento do Senhor, mas a recordar a graça que Deus depositou em nós. Que Deus depositou em você! Você não é fruto do pecado, você é fruto daquilo que foi trabalhado pelas mãos de Deus. ‘EU TE TECI NO VENTRE DA SUA MÃE, EU TE CONHECIA, EU TE AMEI. ANTES QUE VOCÊ NASCESSE EU JÁ TE CONSAGREI. ISSO É O SER HUMANO!’ O anjo então diz a ela: ‘Não tenhais medo!’ (Lucas 1, 30) e nos ensina também a nos olhar pela positividade de Deus. E cada um de nós requer, necessita disso. É preciso que nos olhemos não pelos defeitos, pelos erros, mas que cada um se veja pelo olhar de Deus. SE É RUIM UMA PESSOA DESCONFIAR DE VOCÊ, MUITO PIOR É VOCÊ MESMO NÃO ACREDITAR EM VOCÊ!

Eis a razão em que o anjo olha para Maria, e ela nos representa. O “Anjo” também nos olha e nos diz: ‘Ave, cheios de graça! É O Senhor que está convosco!’ Duvidais que o Senhor está convosco? O padre diz: ‘O SENHOR ESTEJA CONVOSCO!’ O povo responde: ‘ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!’ Essa é a certeza absoluta que o cristão carrega em si. O cristão sabe do olhar de Deus. Mas é preciso assumir esse olhar de Deus. E o próprio Deus te garante: ‘não tenhais medo, é à força do Senhor!’ (Lucas 1, 30) Quando Maria diz: “eu não conheço homem algum”, não é simplesmente dizer que ela não teve relações. É lógico que ela não teve relações, Maria não havia coabitado com São José. Quando ela diz: “eu não conheço homem” (Lucas 1, 34), é no sentido de dizer: ‘eu não conheço ninguém que aceitou o plano de Deus desta forma. Não conheço ninguém que aceitou o plano de Deus em e por si. E por tal, o anjo diz a ela: ‘É a força do Espírito Santo que fará estas maravilhas na sua vida. É a graça de Deus que fará acontecer a vinda da salvação na sua existência’. (Lucas 1, 35) E nós, meus caros irmãos e irmãs, você, precisa de fato aceitar, de sua parte, essa aliança, a força de Deus.

Muitas vezes nós falamos: ‘Minha vida é difícil, se tivesse alguém que me ajudasse… ’. Sabe quem quer te ajudar? O próprio DEUS QUER TE AJUDAR! Não é uma pessoa simplesmente que vai te acompanhar um instante, mas é Deus que quer te acompanhar a vida toda com a força dele. A força dele que criou o universo. A força dele que sustenta a criação. A força dele que vai permanecer através dos séculos. É esta a mão estendida em sua direção. É este o plano que Deus tem para cada um de nós. Mas é preciso aceitar! E a celebração que está para ocorrer do Natal, não é a celebração numa espécie de comemoração, não, É UMA ALIANÇA SAGRADA! Onde que as pessoas fazem Alianças Sagradas? No juiz de paz? Nas fazendas, nas chácaras, nos clubes? É lá que se fazem Alianças Sagradas? Não. ALIANÇAS SAGRADAS SE FAZEM AONDE? DIANTE DO ALTAR. NO ALTAR DO SENHOR, OU SEJA, DIANTE DA FIDELIDADE DE DEUS.

Por isso a Celebração que está para ocorrer ela é justamente a Renovação da Aliança Sagrada, sua com Deus, e da Igreja, por exemplo maior, de Deus com toda a humanidade. Onde cada um ao aceitar a delicadeza do Menino Jesus, perceba a confiança de Deus. E isto é maravilhoso, a forma que Deus manifesta a sua Aliança. E diz ali o texto que Maria assume a sua parte: ‘EIS AQUI A SERVA DO SENHOR.’ (Lucas 1, 38) Digamos isso: ‘EIS AQUI A SERVA DO SENHOR.’ Ela nos exemplifica, ela nos mostra como responder a Deus.

O cristão, a cristã, o batizado, a batizada, só pode dizer isto ao Senhor: ‘Eis aqui, o servo do Senhor.’ A segunda parte: ‘FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA!’ (Lucas 1, 38) ESTA É A ATITUDE QUE CADA UM É CHAMADO A FAZER, DE MANEIRA SAGRADA! Não uma simples imitação, mas assumir em você: ‘Eu sou um servidor do Senhor; em minha vida também vai se fazer a vontade de Deus!’ E é preciso que você assuma isso. É preciso que você assim o faça.

Daquela hora em diante… O que aconteceu com o anjo? ‘O anjo retirou-se.’ (Lucas 1, 38) E por que o anjo retirou-se? Ele abandonou Maria? Não. QUANDO SE FAZ UMA ALIANÇA, QUANDO SE FAZ UM PACTO, CADA UM DEVE CUIDAR DA SUA PARTE. POR ISSO O ANJO NÃO FICA ANDANDO ATRÁS DE MARIA. Por que se ele ficasse andando atrás de Maria, ele mostraria confiança? Vocês imaginem um casal, eles se casam, fazem uma Aliança Sagrada diante do altar, aí um começa a vigiar o outro. Mulher vai limpar debaixo da cama, encontra o marido. Pergunta ela: o que você está fazendo aí? Ele: Eu estou te vigiando. O marido chega em casa: Por que essa porta não abre toda para trás? Por que não abre tudo?’ ‘O que você está fazendo aí? A esposa responde: Eu estou te vigiando. PESSOAS QUE FAZEM ALIANÇA E CONFIAM UMAS NAS OUTRAS, UMA ALIANÇA DE AMOR. SEM CONFIANÇA SE TORNA UM VERDADEIRO INFERNO. Por que o anjo retirou-se? CADA UM CUIDA DA SUA PARTE E CADA UM CUIDE DA SUA VIDA. Por que você não tem um Anjo de Deus ou o próprio Deus o tempo inteiro na sua cabeça? E muita gente quer isso. ‘Ah, Senhor, o Senhor que decida isso por mim.’  ‘Deus é quem vai decidir por mim.’ ‘Ah, Deus é quem vai decidir, se eu vou comer pizza ou se eu vou comer sanduíche.’ ‘E não sei o quê, Deus é que vai decidir.’ Essa pessoa não confia em Deus. Isso é um “satanás” na vida de Deus. CADA UM ASSUMA A SUA PARTE.

A festividade da Imaculada Conceição pelo evangelho de Lucas ilumina a celebração do Natal, esta será a marca, lembrança e recordação da sua aliança com Deus.

Deus deixou de cumprir a parte dele com Maria? Sim ou não? Não.  Você acha que Deus fará uma Aliança com você e não vai cumprir? Sim ou não? Não. Ele irá cumprir a parte dele. Então, cabe a quem cumprir a parte também? A nós.  Nós, não. Eu não tenho nada a ver com a sua Aliança. EU CUIDO DA MINHA E VOCÊ CUIDA DA SUA. Que seja muito certo. Tem muita gente que faz isso. O povo antigamente falava assim: ‘Isso é um conto do vigário’. Não tinha um negócio assim? O povo falava: ‘Não, isso é uma historinha, é um conto do vigário.’ Como se o Padre ficasse contando historinha para os outros. Levem a sério esta ALIANÇA DE AMOR COM DEUS. Se levardes a sério a sua aliança com Deus, a sua vida será cheia de graça.

Então concretize sua aliança com o Senhor, com Deus. E A SUA VIDA TERÁ A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO! Deus te cobrirá com sua sombra como fizera com a Virgem Maria. E a sua vida será cheia da graça de DEUS! Reze isso no silêncio do seu coração, antes de professar a sua fé. Antes de dizer: ‘EIS AQUI; FAÇA-SE EM MIM!’ Pois a Profissão de Fé nada mais é do que a compreensão de quem assume a Aliança com Deus, com o Senhor. Que você medite, pense bem! E se você não quiser renovar a Aliança com Deus, vede a largueza das portas nas igrejas, dá para passar de punhado. Então reze! Não brinque com a sua Salvação. ENTÃO QUE VOCÊ REZE PARA ASSUMIR A SUA ALIANÇA COM DEUS. O SENHOR JAMAIS TE FALTARÁ! JAMAIS! Que a Virgem Imaculada a todos nós inspire nessa aliança. Amém!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!