Destaque Destaque2 Em Destaque

reflexão para o dia 07/02/2024 – Monsenhor Paulo Daher

5ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
07/02/2024

Em Marcos 7, 14-23, Jesus fala a seus discípulos sobre o que é puro ou impuro. E disse que o que vale é o que está dentro do coração das pessoas.
Mais uma vez Jesus comenta a atitude dos fariseus em relação ao seguimento das orientações de vida conforme as leis de Deus.
Moisés foi classificando certos hábitos a que chama de pureza, cujo sentido não era só em si hábitos de higiene ou para a saúde. Toma estes exemplos para ajudar o povo a criar mentalidade de melhoria de vida.
Mudando um pouco para algo semelhante de orientação para a saúde de nosso corpo e ao mesmo tempo como controle de nossos desejos é a dieta que os médicos prescrevem para quem deve evitar o que prejudica a saúde.
Certos alimentos provocam desejo de saciar mais do que precisamos. Atingem nossa saúde e também afetam o controle da vontade diante do que não nos faz bem tanto física como moralmente.
O sentido também que nossa religião dá ao jejum e à abstinência de carne para certos momentos religiosos, não seria tanto pela comida ou bebida mas para que ofereçamos a Deus a privação de algo que nos agrada e que além disso vai ainda favorecer um equilíbrio à nossa saúde.
É um treino para nossa escolha e liberdade para que nossa vontade saiba controlar-se diante do que é agradável, e mais ainda se não for escolha moralmente certa (beber demais, alimento de nossa sensualidade…)
Para os sacrifícios antigos antes de Cristo a proposta é de oferecer a Deus como agradecimento por seus dons: as primícias da produção de cereais, o animal novo, e outras propostas de desapego e desprendimento para oferecer em ação de graças a Deus por tudo que dele recebemos.
E mais uma vez Jesus insiste em que o que vale para nós e diante de Deus é a intenção com que fazemos as coisas.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!