A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está realizando na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Semana Nacional de Atualização para Formadores de 2018. O encontro que vai até o dia 13 de julho tem como tema: “A dimensão intelectual da formação Sacerdotal a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Pe. Willians Soares, reitor da Comunidade de Teologia Santo Estevão, em Belo Horizonte, está na cidade do Rio e participa deste importante momento.

O encontro faz parte do projeto da OSIB NACIONAL que, a cada ano, procura aprofundar uma das dimensões da formação. Já foram percorridos os seguintes passos nestes últimos anos: a dimensão humano-afetiva (Fortaleza – CE, janeiro de 2016), a dimensão comunitária (Brasília – DF, julho de 2016), e a dimensão espiritual (Aparecida – SP, julho de 2017).
O evento deste ano, está acontecendo nas dependências do Hotel Prodigy, contará com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que presidirá a Celebração Eucarística com Vésperas nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 18h. A formação será assessorada pelo referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 1 e bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Joel Portella Amado.
Segundo o membro da secretaria nacional da OSIB, Padre Douglas Alves Fontes, “A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), celebrando seus 40 anos de fundação, iniciou a Semana Nacional de Formação para Formadores no último dia 09. Seguindo a programação do quadriênio do Organismo, a temática abordada foi a Dimensão Intelectual da Formação Sacerdotal na Nova Ratio Fundamentalis. O encontro está sendo realizado no Hotel Prodigy na cidade do Rio de Janeiro e o assessor é Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio.
Os objetivos desta edição pretendem promover a dimensão intelectual reunindo bispos, reitores e formadores, em especial, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia dos seminários do Brasil.
Contribuição: João Dias com informações da ArqRio
Via Diocese de Niterói
Adicionar comentário