A Igreja no Brasil e no Mundo

Renovação Paroquial é tema de estudo da CNBB

cnbbA renovação das paróquias foi tema da Assembleia Pastoral do Regional Leste 1 da CNBB, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 23 de novembro. Participaram do encontro os bispos das dioceses do Estado do Rio, os coordenadores regionais das pastorais que compõem a comissão pastoral, presbíteros e jovens convidados.

A ação pastoral com a juventude também esteve na pauta da Assembleia, colhendo os frutos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Para o arcebispo do Rio e presidente do Regional, dom Orani João Tempesta, a escolha dos temas se deu após consultas feitas aos bispos diocesanos e agentes do conselho pastoral. “A necessidade de se repensar o modelo de paróquia que temos hoje se dá, especialmente, porque a CNBB, desde a Assembleia Geral passada, está discutindo este tema, e pede a colaboração de todas as dioceses e regionais. E a juventude é uma temática importante porque estamos no Ano da Juventude, e nos perguntamos como continuar com entusiasmo as atividades depois da Jornada, para que haja continuidade no protagonismo dos jovens na Igreja”.

Para falar sobre a temática da renovação paroquial, foi convidado o bispo de União da Vitória (PR), dom João Bosco Barbosa de Souza. Já para o tema juventude, o assessor foi o bispo auxiliar do Rio, dom Nelson Francelino Ferreira. Integram o Regional Leste 1 as arquidioceses do Rio e de Niterói, as dioceses de Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Valença, Barra do Piraí-Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Fonte: cnbb

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!