A Igreja no Brasil e no Mundo

Renovar a linguagem sobre a família e promover a preparação para o matrimônio são temas discutidos no Sínodo

Os trabalhos do Sínodo sobre a família já registaram mais de 70 intervenções. As primeiras sessões ficaram marcadas por vários pedidos de mudança na linguagem da Igreja sobre a família e foram mesmo avançadas propostas que desejam a utilização de um discurso centrado “na atração e na beleza do amor de Deus que se vive na família”, também através dos meios de comunicação social.
Em encontro com os jornalistas o Padre Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, afirmou que foi repetida a exigência de uma renovação da linguagem do anúncio do Evangelho:
“Diversas intervenções têm que ver com a atenção à linguagem que a Igreja deve usar para responder e fazer-se entender. Um outro grande núcleo, à volta do qual rodaram várias intervenções é aquele do respeito da gradualidade: ou seja, o facto de que há um caminho, através do qual os crentes cristãos se aproximam àquele que é o ideal da família cristã e do matrimónio cristão na apresentação do Magistério da Igreja.”
Os participantes na assembleia não têm questionado a “doutrina” da Igreja, mas refletem sobre “a pastoral, ou seja, o discernimento espiritual para a sua aplicação, de forma a enfrentar os desafios da família contemporânea”.
Vários padres sinodais – acrescentou ainda o Padre Lombardi – recordaram e importância da promoção do conhecimento do Magistério da Igreja:
“Muitas intervenções, insistiram sobre a importância de promover o conhecimento objetivo e profundo do Magistério da Igreja, que muitas vezes, não é suficientemente conhecido, Portanto, também os aspetos da catequese, da preparação para o matrimónio. E não só no momento da preparação para o matrimónio, mas em continuidade com todas as etapas da vida cristã, em modo tal que exista uma continuidade e uma coerência na formação da vida cristã, da preparação e da compreensão do matrimónio e da família.”
A situação das famílias no Médio Oriente e o contributo de movimentos como o Caminho Neocatecumenal, o Renovamento Carismático e os Focolares foram outros temas abordados nas primeiras sessões deste Sínodo. (RS)

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!