Diocese de Uberlândia Em Destaque

Resenha crítica: Lançamento da TV ELODAFE

A manhã da sexta-feira (18) marca um novo tempo para a comunicação na Diocese de Uberlândia.

2015-12-19 23.12.54

Os que estavam no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, no Salão Dei Verbum, puderam assistir ao lançamento da TV Elo da Fé, um canal no YouTube, sob a coordenação do CCD (Centro de Comunicação Diocesano), na pessoa do estimado Padre Claudemar Silva, assessor de comunicação da Diocese.

IMG_7735

A cerimônia começou minimamente atrasada, mas em compensação, os que chegaram mais cedo pudemos nos deliciar com um show de saxofone e nos confraternizarmos antes que uma mesa fosse composta com as presenças de autoridades, incluindo Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano. Objetiva e claramente, as palavras dirigidas aos participantes, indicavam a importância teológica e antropológica da comunicação.

2015-12-19 23.16.32

Padre Claudemar ainda ressaltou a simplicidade do projeto, destacando a importância de lançá-lo, ali, no Santuário da Mãe tão simples, de Nazaré. Mas acrescentou que o céu é o limite para o que hoje surgia. Em seguida, tivemos a oportunidade de ver alguns dos vídeos de trabalho da nova TV.

2015-12-19 23.13.31

E é impossível não notar a belíssima produção e o profissionalismo de todos os envolvidos no projeto. Tivemos a oportunidade de vislumbrar, portanto, um pouco do que será esse novo canal: uma opção pelo belo, pelo bom… Não uma opção pela morte e pela banalização da vida.

IMG_7750

Numa mistura de crônicas e reflexões, poesia e mística, a nova TV parece ter escolhido o melhor para iniciar sua ascensão. Para finalizar, houve um café da manhã, bem preparado, regado a boa música… Qualidade: excelência.

Nota: cinco estrelas.

_______________________
Por, Pe. Eduardo César

Sobre a beleza e a arte na evangelização

“É bom que toda a catequese preste uma especial atenção à ‘via da beleza’ (via pulchritudinis). Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações. Nesta perspectiva, todas as expressões de verdadeira beleza podem ser reconhecidas como uma senda que ajuda a encontrar-se com o Senhor Jesus.

(…)

É desejável que cada Igreja particular incentive o uso das artes na sua obra evangelizadora, em continuidade com a riqueza do passado, mas também na vastidão das suas múltiplas expressões atuais, a fim de transmitir a fé em uma nova ‘linguagem parabólica’. É preciso ter a coragem de encontrar os novos sinais, os novos símbolos, uma nova carne para a transmissão da Palavra, as diversas formas de beleza que se manifestam em diferentes âmbitos culturais, incluindo aquelas modalidades não convencionais de beleza que podem ser pouco significativas para os evangelizadores, mas tornaram-se particularmente atraentes para os outros.”

Evangelii Gaudium – papa Francisco

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!