Os presbíteros do clero diocesano de Uberlândia, junto a Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, estão reunidos desde a noite de segunda-feira (30) na cidade de Rio das Pedras, no estado de São Paulo, onde participam do Retiro Anual do Clero. Dom Leonardo de Miranda Pereira, bispo da Diocese de Paracatu foi o pregador escolhido para este ano. As atividades espirituais serão encerradas amanhã (02).

O retiro dos ministros ordenados (diácono, padre, bispo) é uma exigência do Código de Direito Canônico, conforme cânon 276 § 24. Mas, longe de ser uma imposição, é um momento oportuno para que os ministros da Igreja renovem suas forças físicas e espirituais, sobretudo, num momento propício para a convivência e a comunhão entre o presbitério.
É inegável que, no desempenho de suas funções ministeriais, os padres são acometidos de cansaço físico, espiritual, estresse, preocupações e desgaste na condução das atividades apostólicas. A reflexão, a oração pessoal e comunitária e, sobretudo a oportunidade de parar por alguns dias suas intensas atividades pastorais, possibilita-lhes uma renovação integral indispensável.
Pe. Wlademyr de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Araguari, registrou alguns momentos. Confira a galeria de fotos:
Adicionar comentário