Diocese de Uberlândia Em Destaque

Retiro Espiritual do Clero inicia com recordação da Unção Presbiteral: "ungidos para ungir"

Teve início hoje, 20, na cidade de Águas de São Pedro-SP, o Retiro Espiritual dos Presbíteros da Diocese de Uberlândia, sob a condução do bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Cláudio Sturn.

20150720_201354

O Retiro, que conta com a presença de todos os presbíteros da Diocese de Uberlândia, em comunhão com o bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, é uma normativa do Código de Direito Canônico (cânon 276 § 2.4º) que orienta que, ao menos uma vez por ano, o clero secular – diocesano – se reúna com o seu bispo em retiro espiritual.

Pelo segundo ano consecutivo, o Retiro Espiritual ocorre na cidade de Águas de São Pedro, localizada no noroeste do Estado de São Paulo, cerca de 187 km da capital, nas dependências do antigo seminário da província da ordem franciscana capuchinha do Estado.

Este ano, para orientar o retiro, foi convidado Dom Cláudio Sturn, ofmCap, bispo diocesano da cidade mineira de Patos de Minas, região provincial da arquidiocese de Uberaba, coirmã da Diocese de Uberlândia. Segundo Dom Paulo Francisco, o convite dirigido a Dom Cláudio partiu do próprio clero de Uberlândia.

20150720_202821

Em sua fala inicial, Dom Cláudio recordou aos presbíteros que o Retiro Espiritual é um tempo para se encontrar com o Senhor: “é preciso sair para encontrar o Senhor… Ele nos acompanhou até aqui”. E, usando-se da passagem bíblica de Lc 4, 18-21 (em que Jesus toma do livro do profeta Isaías, capítulo 61, para falar de sua unção pelo Espírito Santo), Dom Cláudio afirmou: “Somos ungidos para ungir os outros. A unção não é para ficar guardada para nós. O nosso sacerdócio nós o recebemos para santificar o povo de Deus; para transmitir a unção que recebemos”.

20150720_201403

Após a oração das vésperas e da oração inicial, que ocorreu após o jantar, o grupo rezou ao Espírito Santo pedindo sua ação durante todo o retiro. Confira o texto abaixo na íntegra.

[box]

VEM, ESPÍRITO DE LUZ:  ilumina, esclarece, conscientiza. Faze-nos penetrar no interior das coisas, por trás das aparências. Sem a Tua presença, tudo é sem sentido e a história sem rumo. Que em tua luz, vejamos a luz.

VEM, ESPÍRITO TRANSFORMADOR: desperta, dinamiza, multiplica, as energias escondidas do Teu Povo. Sem a Tua força, tudo está parado, estagnante, desintegrado. Vem, transforma a face da terra.

VEM, ESPÍRITO CRIADOR: renova, constrói, reinventa o futuro do qual nós somos responsáveis. Sem a Tua coragem, somos velhos e incapazes de atos novos, de ação libertadora. Vem, cria o homem novo aberto ao Espírito.

VEM, ESPÍRITO UNIFICADOR: arranca-nos da nossa solidão, ensina-nos a partilhar, a dividir. A solidarizar, a não desistir. Sem a Tua ajuda, somos egoístas e orgulhosos. Ensina-nos a sabedoria na intimidade.

VEM, ESPÍRITO CONSOLADOR: sara, consola os corações aflitos, as chagas escondidas. Sem o Teu apoio, tudo é triste, sem vida. Na Tua presença, júbilo sem fim.

VEM, ESPÍRITO PACIFICADOR: une os povos, as raças, as comunidades, as famílias divididas. Dá-nos o Teu perdão. Sem o Teu amor, somente há luta e briga. Vem Espírito de paz.

VEM, ESPÍRITO DE URGÊNCIA: apressa os tempos, queima as etapas. O Cristo está à porta e bate. Vem, encaminha a história para o Reino.

VEM, ESPÍRITO ESCONDIDO: Espírito prometido, Espírito dos profetas, de Jesus, de Maria, da Igreja Nascente. Revela-te a teu povo reunido. à tua Igreja em oração. Espírito Misterioso, Espírito de Deus, derrama o Teu Amor. AMÉM, ALELUIA!

[/box]

O CCD – Centro de Comunicação Diocesano -, atento às solicitudes de nossos pastores, faz votos de que este “afastamento” de nossos presbíteros para se encontrarem mais intimamente com o Senhor seja permeado de uma profunda renovação espiritual na vida daqueles que doaram suas vidas pela causa do Evangelho e da promoção do Reino de Deus entre os homens.

____________

O Retiro Espiritual dos Presbíteros da Diocese de Uberlândia segue até a próxima quinta-feira, 23. Acompanhemos com nossas orações.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!