Diocese de Uberlândia Em Destaque

Retiro Espiritual "foi um momento de espiritualidade muito forte", afirma paroquiana

Os paroquianos de Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Roosevelt em Uberlândia, vivenciaram nesse domingo (24), o retiro anual da Paróquia que, nesse ano, contou com a participação de 75 pessoas provenientes das quatro (4) comunidades; matriz, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Rita de Cássia e Rainha da Paz, além de paroquianos de Paróquias próximas.

retiro-espiritual3

excelente, muito produtivo, exercícios de espiritualidade muito forte. Senti um crescimento muito grande em meu relacionamento com Deus   Regina (56), Pastoral da Catequese

A proposta do retiro espiritual desse ano teve um motivo ainda mais especial, tendo em vista o encerramento do ANO DA FÉ e a Solenidade de Cristo Rei do Universo, dia em que também se celebra o dia do leigo e da leiga, protagonistas da Evangelização Cristã.

O retiro espiritual da Paróquia São Judas Tadeu contou com “a presença carinhosa do Diácono transitório e diretor do CCD (Centro de Comunicação Diocesano) Claudemar Silva, que conduziu os participantes a uma reflexão séria sobre a dimensão pessoal e comunitária da fé. Foram momentos ricos de desertos dirigidos, onde cada um pode refletir e compreender que ‘sem fé é impossível agradar a Deus’ (Hb 11, 6), além de se questionar honestamente: ‘o que procuramos quando procuramos Deus’? podendo assim reavaliar o relacionamento com os irmãos e com Deus”, informou a paroquiana e coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Maria do Rosário Silva.

retiro-espiritual

Para Rita de Cássia (29), agente da Pastoral Familiar – setor casos especiais -, “o retiro foi um momento de reflexão onde pude refletir especialmente o meu relacionamento e minha fé para com Deus”, afirmou. Já Luzia Odulia (57), da Pastoral Litúrgica, o retiro espiritual foi “um momento único onde, no silêncio, eu pude ver com clareza as mudanças que preciso realizar na minha vida”, refletiu. O retiro contou ainda com a participação de muitos jovens da Paróquia. Para o acólito Leandro (29), o retiro “foi um momento de reflexão, força, alegria e respostas”, garantiu. Léia Alves Nogueira (34) disse que o retiro a “surpreendeu”, pois sentiu Jesus mais próximo, além de poder conhecer melhor a Palavra de Deus.

2013-11-24 09.54.57

Outros participantes, ainda, encontraram no retiro um momento especial de descanso e refrigério. Liliane Severino (33), da Paróquia São Francisco de Assis, confessou que durante a semana viveu momentos muitos difíceis, mas que no retiro pode “encontrar a resposta para resolver problemas profissionais” que vinha enfrentando. Também se fizeram presentes muitos casais, como Isley Nardem (30) e Leilane Silva (27) da Paróquia São Benedito. Para ambos, o retiro foi “muito produtivo; hoje realmente tiramos um tempo para Deus. Durante a dinâmica do olhar para as mãos do companheiro (a), percebemos que havia um tempo que não prestávamos atenção um no outro e aqui tivemos esse tempo”, salientou. E para Andrea Cardoso (33), do setor casos especiais, da Pastoral Familiar, “foi um momento muito especial na minha vida. Foi um domingo muito especial e com certeza diferente, um dia diferente. Tive um encontro com Deus, reafirmei nesse dia o quanto é maravilhoso sentir a presença de Deus”, finalizou.

retiro-espiritual4

O retiro foi concluído às 16h com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz. Na oportunidade, Pe. Itamar solicitou que cinco (5) pessoas que haviam participado do retiro deste ano se apresentassem como responsáveis pela preparação do retiro do próximo ano (2014). Rapidamente cinco pessoas se prontificaram. O retiro espiritual do próximo anos, se depender deles, irá ocorrer com certeza.

retiro-espiritual5

 

Fotos: Maria do Rosário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!