Diocese de Uberlândia Em Destaque

Santuário Diocesano promove formação para MECE

O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida nº 100 – Bairro Aparecida, deu início na última segunda-feira (26), ao curso de preparação para novos Ministros Extraordinários da Eucaristia. Dentre os 130 novos participantes há também aqueles que estão renovando seu Ministério Eucarístico. Os participantes do curso são provenientes do próprio Santuário e também da Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

10954738_847778325263875_1887146671_n

O curso tem duração de 15 dias, de segunda a sexta-feira, das 20h ás 21h30 tendo seu encerramento no dia 6 de fevereiro. O ELODAFE esteve presente no Santuário na noite de ontem (27) e conferiu como foi a palestra da noite que ficou a cargo do Vigário atuante no Santuário e também Diretor do CCD (Centro de Comunicação Diocesano), Pe. Claudemar Silva.

Tendo como tema “O Plano de Deus – A história de nossa salvação e a salvação de nossa história”, Pe. Claudemar discorreu durante uma hora meia e teve a ementa composta por explicar o que é a revelação e como Deus se revela trinitariamente nas missões do Filho e do Espírito Santo. Durante toda exposição do tema salientou, além de falas importantes de filósofos e teólogos, fatos que lhe ocorreram durante sua formação até os dias de hoje. Ao final, deixou uma pequena mensagem aos cursistas sobre o servir: “Não sirvam a Deus em primeiro e sim aos irmãos, pois ninguém serve a Deus sem antes servir aos irmãos”.

10954679_847778238597217_1051838463_n

Animada Martha Mendes, uma das participantes do curso, falou ao ELODAFE sobre esta nova experiência, confira:

“Está sendo muito proveitoso. É um momento de aprendizado e reflexão da nossa importância como leigo e cristão no contexto da igreja e como servir a Cristo e aos irmãos. Estamos na parte teórica e vendo a perfeição da criação e do plano de Deus para conosco, o que nos motiva a prestar serviço ao outro. Está dentro do que esperava, muito proveitoso! Ontem sai maravilhada com a palestra do Pe. Claudemar Silva, foi perfeito.”

Pe. Eduardo César, também Vigário atuante no Santuário e principal organizador do curso, falou ao ELODAFE sobre a importância do mesmo para Evangelização da messe, confira:

A cada celebração eucarística, somos reapresentados ao mistério da cruz e ressurreição de Jesus: seu mistério Pascal. E somos beneficiados por ele. A liturgia tem essa capacidade: não deixar que a morte salvífica de Jesus esteja irredutivelmente presa ao passado, atualizando-a na celebração eucarística. Assim, a liturgia propicia que nós todos participemos ainda e continuamente da justificação única e irrepetível do Cristo. Para servir à ação litúrgica, há muitos ministérios, cada qual indispensável em sua designada função. Todos eles colaboram mutuamente para a vivência do mistério. Um deles é o ministério extraordinário da comunhão eucarística. Leigos, fieis ao trabalho na Igreja e engajados que, investidos pelo bispo, colaboram com os ministros ordenados na distribuição da comunhão e, principalmente, para que os enfermos possam participar da páscoa dominical. Nosso Santuário Diocesano iniciou nessa última segunda-feira (26) um curso em preparação para novos ministros, dividido em teoria e prática, a fim de capacitá-los para esse ministério tão bonito. Rezemos por eles.

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) deseja aos novos Ministros um bom curso, que o serviço Eucarístico seja repleto de fé e bênçãos em suas vidas e na daqueles que serão, por vocês, servidos.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!