Diocese de Uberlândia Em Destaque

Santuário Diocesano promoveu curso de Comunicação na Liturgia para Leitores

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, situado à Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 100, no Bairro Aparecida em Uberlândia, promoveu do dia 25 de junho até a última quinta-feira, 02, o Curso de Comunicação para Leitores e Animadores Litúrgicos. A ementa do curso abrangeu aspectos importantes para um comunicador litúrgico, tendo como objetivo geral formar e capacitar agentes da Pastoral Litúrgica, especialmente os Leitores da Palavra de Deus e Animadores das Celebrações Eucarísticas.

11012157_965202956833863_997583419747912013_n

Desta vez, o curso foi aberto apenas para paroquianos do próprio Santuário, mas segundo Pe. Claudemar Silva, facilitador do curso, vigário no Santuário e Assessor de Comunicação do Centro de Comunicação Diocesano (CCD), existe a possibilidade do curso ser estendido a toda a Diocese já neste segundo semestre do ano.

Durante o período de formação, os cursistas obtiveram conhecimento sobre: a Palavra como construção humana e humanizadora do Homem; a Palavra Performática de Deus na História da Salvação e a resposta humana a essa palavra; as Sagradas Escrituras no manuseio eclesial: uma Palavra Tradicional e Técnicas e Abordagens táteis à Palavra na Liturgia.

11667455_965753603445465_3116363993679365390_n

Além dos temas, Pe. Claudemar Silva, ao fim de cada dia, possibilitou pequenas práticas aos participantes para que pudessem exercitar suas capacidades adequando-as ao que estava sendo ministrado.

Além dos quatro dias teóricos, a programação dedicou os dois últimos dias apenas para a prática de todo o aprendizado. Durante os seis dias e realização do curso, o Santuário recebeu a visita do Pe. Joaquim da Costa, pároco da Paróquia São Cristóvão, além do reitor do Santuário, Pe. Itamar de Almeida e do vigário, Pe. Eduardo César.

Confira o depoimento de uma das coordenadoras da Pastoral Litúrgica do Santuário, Cibele Grecco:

“A Bíblia e vida vão se explicando e completando uma à outra. E Deus vai revelando seu rosto, esclarecendo seu projeto, realizando a comunhão de vida com Ele.” (Ione Buyst)

Foram seis dias de muito aprendizado e crescimento espiritual: 60 pessoas que estiveram conosco no Curso de Comunicação para Proclamadores da Palavra e Animadores ávidas por conhecer mais, para bem proclamar! É a importância da Palavra enquanto presença do Verbo encarnado na celebração. É o cuidado com a Sagrada Escritura; é o ler e reler, para compreender a mensagem. É o nosso Deus apaixonado que se revela à humanidade por meio de leitores e leitoras bem preparados que emprestam sua voz para revelar a Boa Nova. É a Palavra ouvida e meditada que vai dando seus frutos na ação, na vida. É comunicação e liturgia, liturgia e comunicação! Inseparáveis!Valeu muito a pena! Louvado seja Deus!

A iniciativa do Santuário Diocesano, contou com o apoio do Centro de Comunicação Diocesano, que facilitará a oferta do curso para toda a Diocese neste semestre. O CCD espera que os ensinamentos sejam colocados em prática por aqueles que participaram do curso e que ainda mais, a Palavra de Deus seja difundida de forma eficaz a todos os seus ouvintes.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!