Destaque Destaque2 Em Destaque

São José, esposo da Virgem Maria

São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado

19/03/22

Em Mateus 1,16.18-21.24a

O Evangelista apresenta o drama de consciência de José perante Maria grávida. Em sonhos o Senhor envia um anjo que revela a José todo o mistério em Maria. Assim José aceita a vontade de Deus.

Aos poucos o que estava acontecendo foi sendo revelado.

Deus não tem pressa. E não se importa de aos poucos ir mostrando o caminho que segue. Confia na fé que as pessoas tem. E ninguém pode cobrar de Deus a hora da revelação de seus segredos que está realizando ou que irá realizar.

José mostrou com a atitude que tomou que era de fato um homem respeitoso sobre María, mas tocado por sua consciência de homem justo.

Na verdade, para a mentalidade judaica e pelo conhecimento que José tinha das coisas religiosas e humanas, não deve ter entendido bem o que o anjo dissera. Para ele bastava: Maria era abençoada por Deus com um mistério humanamente difícil de explicar e menos ainda de entender.

Bastava para José obedecer a Deus: não temas… Aliás para José um homem de fé, nem precisaria explicação alguma, bastava que um anjo de Deus viesse lhe dizer: está tudo bem com Maria.

A pessoa de fé não vive perguntando a Deus a razão de tudo.

Somos muito iluminados pela Palavra de Deus de forma que nem seria difícil acreditar na presença e ação da Providência e misericórdia de Deus para com as pessoas.

O povo judeu na saída do Egito foi testemunha constante dos prodígios de Deus em seu favor. No entanto muitas vezes murmurava pela falta de alimentos que tinha na escravidão no Egito.

Esquecemos muito rápido os bens que recebemos, e quando nos falta algo, incomodamos a Deus como se ele não pensasse e nós e nos abandonasse.

Muitos pais sentem isso com alguns filhos. É preciso ter paciência. E nós também em nossos relacionamentos pode acontecer e acontece que há pessoas ingratas que nem se lembram nem reconhecem o bem que lhe fizemos um dia. Não devemos cobrar. Somos também devedores a Deus.

Cristo vive e é o Senhor!

Monsenhor Paulo Daher (falecido em 2019)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!