Diocese de Uberlândia Em Destaque

São Judas Tadeu de Uberlândia já está em festa

Com data litúrgica no dia 28 de Outubro, São Judas Tadeu é, talvez, o santo católico de maior reverência no território nacional, “perdendo” somente para Maria – sob os títulos sugestivos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e do Círio de Nazaré em Belém, Pará.

Todavia, com os demais santos, São Judas – santo dos “aflitos e desesperados” – se equipara, em devoção, a Santo Expedito – santo das causas urgentes – e Santa Rita de Cássia – santa das causas impossíveis -. Mas, longe de colocá-los em “competição”, o certo é que de todos os santos que caíram no gosto popular, São Judas Tadeu encontra seu lugar cativo no coração de seus inúmeros devotos. O nome do santo traduz bem aquilo que se espera de um intercessor; coragem! E isso não lhe faltou, como também não lhe faltaram esperança e caridade, virtudes que lhe outorgaram o título de “discípulo fiel do Senhor” e o fez ascender também aos altares católicos.

Na diocese de Uberlândia há duas Paróquias sob o seu patrocínio. Uma em Uberlândia, situada à Avenida Morum Bernardino, 600, no bairro Roosevelt, e a outra em Araguari, à Rua das Araras, 840, no bairro Independência (desta última não recebemos informações sobre possível festa paroquial).

Assim, em preparação para o solene dia de São Judas Tadeu (28), a Paróquia de Uberlândia, cujo pároco é o Revmo. Sr. Pe. Itamar de Almeida Machado, está em preparação festiva desde o último dia 12. A Novena em Louvor a Deus por São Judas Tadeu teve início no último dia 19 e se estenderá até o dia 27, véspera do Santo Padroeiro.

plano-fundo-festa-sao-judas-tadeu-2013

Para o dia 28, Segunda-Feira, haverá uma extensa programação. Começando às  05h com uma alvorada e, logo após, carreata pelas ruas do bairro Roosevelt. Ás 06h haverá café comunitário e em seguida Solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado. Ao longo do dia haverá ainda outras quatro (4) celebrações eucarísticas; às 10h, 12h, 16h e 19h, nesta última com procissão.

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) se congratula com todos os paroquianos, bem como com o Pároco, os diáconos e os demais devotos de São Judas Tadeu de todos os lugares e regiões de nossa diocese.

Confira abaixo a programação completa

 

programacao-saojudastadeu-uberlandia-2013

 

Quem foi Judas Tadeu?

Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor:“Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

Temos uma epístola de Judas “irmão de Tiago”, que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”. Orígenes achava esta epístola “cheia de força e de graça do céu”.

Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.

Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.

Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

 

Oração a São Judas

[box type=”note”]

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmão se descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar- vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. (Faça o pedido da graça a ser alcançada).

São Judas Tadeu, rogai por nós. Amém.

[/box]

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!