Destaque Destaque2 Em Destaque

São Timóteo e São Tito – Monsenhor Paulo Daher

Santos Timóteo e Tito, bispos – Memória | Sexta-feira
26/01/2023

Em Lucas 10, 1-9, o Senhor enviou setenta e dois discípulos para evangelizar em todas as cidades. A messe é grande e os trabalhadores poucos. Peçam ao Senhor mais deles. Ele os enviaa uma missão difícil, mas confiem. Nada levem consigo. Ao entrarem nas casas desejem a paz. Comam do que lhes oferecerem. Curem doentes. Digam a todos: o Reino de Deus está próximo.
Jesus preparava bem os apóstolos para seu futuro trabalho como Igreja, e às vezes os envia a fazer o mesmo que Ele, com todos os seus poderes.
Os apóstolos foram chamados por Jesus para depois continuarem o mesmo trabalho. Ficaram o tempo todo com Jesus melhorando sua vida religiosa e aprendendo como realizar depois o mesmo trabalho.
Nos três últimos anos o chamado foi direto e a escolha foi pessoal. Além dos apóstolos muitos seguiam Jesus como discípulos. Jesus neste trecho pede para rezar por este trabalho que chama de messe. E diz que os trabalhadores nesta messe são poucos. Pensava no futuro em que muitos seriam chamados, mas nem todos aceitariam seguir o Mestre.
Sobre isso, às vezes há pessoas que comentam: entra um número bom no Seminário e no fim são poucos… É porque querer ser padre é uma coisa, estar preparado mesmo é outra. Durante o tempo de seminário os jovens são seguidos de perto em seu amadurecimento da formação. Além dos estudos próprios, de disciplinas de conhecimento geral, há os de vida espiritual e muito de teologia e de moral para que possam atender aos que buscam no padre um conselheiro seguro para sua vida religiosa.
Ainda com os apóstolos Deus lhes deu graças especiais. Mesmo eles depois em sua ação apostólica não tiveram tanto poder, p. exemplo, de cura como no tempo de Jesus e um pouco depois. Milagres foram comuns naquele tempo. Depois seguiu-se a vida comum de trabalhar com o que se tem. Milagres só Deus sabe…
A ação apostólica é a mesma. Os resultados dependem de Deus. Nossa fé assim torna-se por assim dizer mais purificada, cremos por que confiamos em Deus e não para que Ele faça um milagre.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!