A Igreja Mãe da Diocese de Uberlândia deu início à sua celebração de Corpus Christi, às 15h desta quinta-feira, 04.
A celebração, que ocorreu na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada em frente à Praça Tubal Vilela, no Centro da cidade de Uberlândia, contou com um número significativo de fiéis que foram celebrar o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo em Missa presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, e concelebrada por outros padres do clero diocesano.
Ao chegar próximo à Catedral, já era possível ver na Rua Duque de Caxias os tradicionais tapetes confeccionados à base de serragem e outros materiais, retratando símbolos litúrgicos, tais como cálice, hóstia, trigo e outras imagens importantes na história da Igreja.
Em sua homilia, Dom Paulo Francisco ressaltou que a Missa é compromisso de vivermos à semelhança de Jesus Cristo. O bispo diocesano disse ainda que, “ao recebemos a hóstia, recebemos o Cristo corpo, sangue, alma e divindade”. E, ao finalizar, destacou: “Sem a Eucaristia, nós não podemos viver”.
Após a homilia, a liturgia seguiu normalmente até a procissão com o Santíssimo Sacramento que foi colocada no ostensório que, por sua vez, foi colocado em um veículo especialmente preparado para receber o Corpo de Cristo. A procissão seguiu pela Av. Afonso Pena até a Rua Quintino Bocaiúva virando na Av. Floriano Peixoto até a Rua Duque de Caxias.
Como pede o rito litúrgico, a Missa foi encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento. O ostensório foi colocado em um altar ornamentado para recebê-lo no alpendre da Catedral. A assembleia reunida pode vivenciar um breve momento de adoração, recebendo, em seguida, a benção final.
Pe. Hudson Inácio, Cura da Catedral, encerrou a celebração agradecendo a todos que participaram deste importante momento Eucarístico junto à Catedral. Solicitou, ainda, aos participantes que ajudassem na limpeza do local.
O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) se alegrou em participar deste belíssimo momento e espera que os fiéis presentes multipliquem os ensinamentos recebidos neste dia, em sua vida e também comunidades.
Adicionar comentário