A Semana Nacional da Vida, que acontece de 1º a 07 de outubro, além de responder aos apelos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que em sua quinta urgência destaca a defesa e a promoção da vida, quer também neste ano com o tema “Cuidar da Vida e transmitir a Fé” nos dar oportunidade de refletir sobre nossa atuação e missão.
O Beato João Paulo II em sua Exortação Apostólica Familiaris Consortio afirma que Família e Vida são os dois pilares da Igreja: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma mais clara convicção e firmeza, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre.”
É ocasião especial para colocar em evidência o valor e beleza desse dom precioso que recebemos de Deus. De modo especial, salientamos o valor sagrado da vida humana, em todas as suas dimensões. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é missão do cristão e da Igreja reafirmar sua importância inestimável e inegociável. A vida é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Durante a Semana Nacional da Vida acontecem nas diversas dioceses e comunidades do Brasil muitas iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois o “Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes; destina-se a todos.” (Evangelium Vitae, 101). Deus, que é o Senhor da Vida confiou aos homens o nobre encargo de preservá-la (Gaudium et Spes, 51). Por isso, a Igreja declara que o respeito incondicional do direito à vida de toda pessoa, desde a concepção até a morte natural, é um dos pilares sobre o qual se assenta toda a sociedade e um Estado verdadeiramente humano.
Para nós, agentes da Pastoral Familiar, discípulos e missionários de Jesus, atuar em favor da vida é contribuir para a renovação da sociedade. Encerrando a Semana Nacional da Vida, celebramos no dia 08 de outubro, o Dia do Nascituro, que é aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê a luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.
Continuemos sendo famílias evangelizadas prontas para evangelizar outras famílias e firmes em nossa fé, na certeza de que é preciso crer, confiar e amar.
___________________
Por, Maria do Rosário Silva,
Comissão Diocesana da Pastoral Familiar
[box type=”error”]Confira abaixo links de propostas de terço pela vida [/box]
Adicionar comentário