Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Seminarista Danilo Carrara será ordenado Diácono

No próximo dia 04, a Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus acolherá o clero da Diocese de Uberlândia e o seminarista Danilo César Carrara Ramos para sua Ordenação Diaconal, importante marco rumo à Ordenação Presbiteral. A solenidade será transmitida pelo Youtube da Catedral às 19h30.

Danilo, natural de Araporã – MG e filho de Cristina e Arildo, contou ao ELODAFE sua trajetória de vida e fez um convite a todos os diocesanos para se unirem em oração neste momento marcante em sua vocação. Confira:

Seminarista Danilo Carrara e Monsenhor Edvaldo Camargos. (Arquivo pessoal)

Infância

Em minha infância, tive o privilégio de conviver com o Monsenhor Edvaldo Camargos, atual reitor do Seminário Propedêutico de Uberlândia, que foi meu pároco por quase 24 anos. Por morar ao lado da casa paroquial, ele frequentava muito a nossa casa pela amizade com nossa família. Com isso, fui adquirindo maturidade e, por meio dele, me engajando cada vez mais na paróquia através de grupo de jovens, liturgia e afins.

Seminário

Por meados de meus 17/18 anos, após terminar os estudos do ensino médio e fazer um acompanhamento vocacional com a Pastoral Vocacional de nossa Diocese, fui acolhido em nosso seminário para a etapa do propedêutico, em 2007.

Concluí a etapa chamada de “propedêutico”, em que nos é apresentado as estruturas da formação e também nos prepara para a segunda etapa que é a “Etapa do discipulado”, na qual se faz os estudos de filosofia. Cursei 3 anos de filosofia na Faculdade Católica de Uberlândia. Concluída esta etapa, fui para a “Etapa da configuração a Cristo”, que é marcada pelo estudo da teologia. Na PUC Minas em Belo Horizonte, estudei por 4 anos teologia. E por fim, estou na última etapa deste processo, “Etapa de síntese pastoral”, na paróquia São Francisco das Chagas, em Monte Alegre de Minas.

Ordenação Diaconal

Faltando poucos dias para a ordenação diaconal, algumas pessoas até me perguntam “por que ser padre, como decidiu ser padre…?”. Não é simplesmente uma escolha minha, mas é um chamado de Deus em minha vida. Não decidi e nem quis ser padre, eu decidi e quis acolher o chamado de Deus para servi-lo e servir ao seu povo.

Hoje me sinto feliz e realizado em poder servir ao Reino de Deus pela sua Igreja como ministro ordenado. Dentre os vários modos de serviço ao Reino, Deus me chamou neste e à Ele eu disse o meu sim, que é um sim quotidiano. Por isso, peço as orações de vocês, para que eu possa sempre corresponder a esse chamado, que não é apenas ser ministro ordenado, mas é ser servidor de todo aquele que Deus colocar em meu caminho.

Conto com a participação online de todos no dia 4 de agosto, às 19h30 pelo canal Youtube Catedral Santa Teresinha Uberlândia. Unidos em oração, “para que Deus seja tudo em todos” (1Cor, 28).

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!