Diocese de Uberlândia Em Destaque

Sínodo sobre a Família: Diocese de Uberlândia prepara síntese do Questionário

A experiência vivida sábado (11/01), no Encontro Diocesano do Sínodo da Família, na Diocese de Uberlândia foi belíssima.

Vinte e duas Paróquias se fizeram representar, através dos agentes dos Movimentos, Serviços e Pastorais. As presenças do Diácono Marco Aurélio, Pe. Joéds, Pe. Francisco Assis e Pe. Itamar enriqueceram o dia, que teve como marcas a alegria, a acolhida, o compromisso, a contribuição e a esperança.

O Encontro teve início às 8h, na Matriz de São Judas Tadeu, com acolhida feita carinhosamente pelos agentes da Pastoral Familiar, que ofereceram um café da manhã saboroso a todos; em seguida Diácono Marco Aurélio conduziu a Oração das Laudes, momento forte, que contou com a presença de toda equipe envolvida na organização e os participantes do Encontro; logo após realizou-se uma memória dos trabalhos do Sínodo da Família em nossa Diocese e os nove grupos, previamente distribuídos com a responsabilidade de responder às 38 questões, foram organizados e distribuídos nas salas para conclusão das respostas. Aos participantes foram disponibilizados documentos e material necessário para consulta e realização do trabalho, bem como acesso a internet e a organização se deu da seguinte forma:

1 – Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja a propósito da família – Catequese e Núcleo de Formação e Espiritualidade (Pastoral Familiar)
2 – Sobre o matrimônio segundo a lei natural – ECC e Renascer Conjugal
3 – A pastoral da família no contexto da evangelização – Comissão Diocesana Preparação para o Matrimônio (Setor Pré Matrimônio – Pastoral Familiar) e Diálogo Conjugal
4 – Sobre a pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis – Setor Casos Especiais (Pastoral Familiar) e Focolares
5 – Sobre as uniões de pessoas do mesmo sexo – Setor Juventude e RCC
6 – Sobre a educação dos filhos no contexto das situações de matrimônios irregulares – Equipes de N. Sra. e Agentes da Pastoral Familiar
7 – Sobre a abertura dos esposos à vida Comissão em Defesa e Promoção da Vida – Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde.
8 – Sobre a relação entre a família e a pessoa – Crescer Conjugal e Renovar Conjugal
9 – Outros desafios e propostas – Comissão Diocesana do Sínodo

Antes do almoço, a notícia veiculada na Rádio Vaticana, que divulgou entre outros países a organização dos trabalhos do Sínodo, em Uberlândia – MG (Brasil) foi lida por Maria do Rosário, o que emocionou os presentes e aumentou, com certeza, a responsabilidade de todos.

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-01-2014, Gaudium Press) As dioceses e órgãos eclesiásticos de todo o mundo estão respondendo o questionário sobre a Família, enviado pelo Vaticano em outubro do ano passado, em virtude do Sínodo Extraordinário dos Bispos neste ano.

No Brasil, a Diocese de Uberlândia (MG) realizará no próximo sábado, 11, um mutirão para que fiéis leigos, religiosos, padres e diáconos respondam as 38 questões do questionário sobre a Família, que abordam temas como o matrimônio, filhos, convivência, entre outros.

As contribuições de todas as paróquias do país serão entregues à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que produzirá um documento para ser enviado à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

Em outros lugares, como no continente europeu, as 226 dioceses italianas já entregaram suas respostas na terça-feira passada. Antes, elas foram discutidas nas paróquias, nos conselhos pastorais e nas coordenações das associações laicais.

Na Suíça, os fiéis responderem diretamente às perguntas, sem a intermediação de estruturas territoriais da Igreja. As respostas superaram as expectativas, com 23 mil questionários entregues.

Vale lembrar que, no último dia 29 de dezembro, o Papa Francisco concluiu da seguinte maneira a sua oração mariana no Angelus:

“Sagrada Família de Nazaré, que o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do carácter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus”. (LMI)

Da redação, com informações Rádio Vaticano

Os Jovens do EJC São Judas Tadeu fizeram a animação do Encontro, o que contagiou a todos. A Plenária foi realizada logo após o almoço, seguindo o esquema das perguntas propostas, com relatores escolhidos por seus pares, de forma tranquila e muito rica de contribuições e momentos de emoções e lágrimas. Ao final foi dada aos participantes oportunidades de acréscimos e contribuições consideradas necessárias.   Pe Joéds enriqueceu esse momento também com suas considerações e antes da conclusão feita por Pe. Itamar houve um momento mariano, consagrando à Sagrada Família os bons frutos do Sínodo.

Os trabalhos ao longo do dia foram conduzidos pelos integrantes da Comissão Diocesana do Sínodo: Cláudio e Maria do Rosário (Coordenadores Diocesanos da Pastoral Familiar e ela aluna do 8º Período; José Luiz; Juscleiton; Marinete e Virmones (alunos do 8º Período de Teologia da PUC – Uberlândia); Gilson (Mídia Católica e aluno do 2º Período de Teologia da PUC – Uberlândia). Na parte da manhã a jovem Maria Emília, do CCD, representou o Diácono Claudemar (Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia e diretor do Centro de Comunicação Diocesano (CCD), também integrante da Comissão.

A conclusão dos trabalhos dar-se-á dia 13/01, quando a Comissão elaborará o consolidado a ser entregue ao Bispo Diocesano Dom Paulo Francisco.

Texto por: Maria do Rosário – Pastoral Familiar

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!