Diocese de Uberlândia Em Destaque

Síntese da parte da manhã do primeiro dia de formação para o clero

Na manhã de hoje (24), no Salão nobre do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia-MG, deu-se início ao primeiro dia de formação para o clero da Província Eclesiástica da arquidiocese de Uberaba-MG (Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Ituiutaba).

013

A formação para o clero começou com a celebração eucarística às 07h no Santuário, presidida por dom Francisco, bispo da diocese de Ituiutaba. Após o café da manhã, dom Benedito Beni, bispo da diocese de Lorena-SP e conferencista da Semana Teológica para o Clero,proferiu duas conferências na primeira parte do dia.

008

Na primeira conferência, às 08h, dom Beni falou para os padres, diáconos e bispos presentes sobre as influências que levaram ao Concílio Vaticano II (1962-1965), convocado pelo papa João XXIII. Das influências internas na Igreja, dom Beni salientou os movimentos litúrgicos e o anseio pungente no seio da Igreja de voltar às fontes cristãs (Palavra de Deus, Patrística e Liturgia) e entrar em diálogo permanente com o mundo, antes tão demonizado e posto diametralmente oposto à instituição religiosa. Das influências externas, o conferencista ressaltou o estado de guerra em que o mundo vivia na ameaça eminente de uma bomba nuclear. Neste sentido, a convocação do Concílio Ecumênico pôs toda a Igreja em estado permanente de Concílio, fazendo-se ouvir vozes até então não ouvidas ou ignoradas.

Na sua segunda conferência, às 10h30, dom Benedito Beni apresentou em pormenores o documento conciliar Dei Verbum sobre a Palavra de Deus que, apesar de sair como proposta logo no início do Concílio, foi o último a ser aprovado. Ainda em consonância com a Dei Verbum, dom Beni vinculou a exortação pós-sinodal do papa emérito Bento XVI, acerca da aplicação da Palavra de Deus à luz da Dei Verbum na Nova Evangelização.

002

Ao término do período da manhã, dom Benedito Beni abriu espaço para as perguntas dos presentes.

Confira as fotos deste primeiro momento em nossa fanpage: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!