Diocese de Uberlândia Em Destaque

Solidariedade e ação concreta marcam a semana do Natal na Diocese

Ocorreu nesse último sábado (21), às 08h30, nas dependências do projeto “meninada”, uma celebração eucarística presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Caminho, Pe. Júlio Siqueira, e, logo depois, distribuição de presentes para as crianças.

_MG_4357

O projeto “meninada” nasceu do coração de vários empresários cristãos da diocese de Uberlândia, sob a inspiração da Pastoral de Rua e do trabalho que os voluntários dessa pastoral faz com os irmãos e irmãs em situação de rua em nossa cidade.

Segundo o coordenador do projeto, Douglas da Cruz (54), empresário, casado e pai de três filhos, o objetivo “é tirar as crianças da possibilidade da rua e do contato com as drogas, dando-lhes outras oportunidades, como aprenderem inglês, dança, além de catequese e formação humana”, ressaltou. O projeto que está ainda no início, conta com escritório, cozinha e banheiros, além de já estar com todo o terreno fechado, deverá acolher crianças de 07 a 14 anos, oferecendo-lhes, ainda, evangelização e cursos de informática.

A sede do “meninada” fica no bairro Aclimação e tem o apoio de vários empresários e pessoas voluntárias da cidade. Em suas dependências, o projeto poderá acolher até 100 crianças; 50 no período da manhã e 50 à tarde com alimentação, inclusive.

Para conhecer o projeto e obter melhores informações, além de poder contribuir financeiramente, acesse: www.meninada.org

Pastoral oferece almoço de Natal para “moradores de rua”

Contando com a solidariedade e o voluntariado de muitas pessoas, de várias igrejas e religiões, inclusive, a Pastoral de Rua da diocese de Uberlândia, através da casa de acolhimento Santa Gemma Galgani ofereceu nessa quarta-feira (25), um almoço para vários irmãos e irmãs em situação de rua. Além da refeição, houve corte de cabelo, de barba e outras assepsias higiênicas.

IMG_4693

Em nossa fanpage www.facebook.com/elodafe você confere outras fotos da celebração e da ceia de natal na casa Santa Gemma que acolhe “moradores de rua”.

Jornal da cidade destaca trabalho da Pastoral

[box type=”note”]

Mais de 100 moradores e ex-moradores de rua de Uberlândia tiveram, nesta quarta-feira (25), um Natal diferente. Eles foram recolhidos por voluntários da ONG Missão de Acolhimento Fraterno e participaram de uma ceia na casa Santa Gemma, no bairro Aclimação, zona leste de Uberlândia. Além de serem abrigados na casa, eles receberam cuidados como corte de cabelo, banho e ganharam roupas. A ceia com pratos típicos como peru, pernil, frutas e saladas, foi feita por voluntários da ONG e obtida por doações.

O presidente da Missão de Acolhimento Fraterno, Sílvio Expedito Cardoso, o Ditão, disse que a ação é uma forma de ajudar quem precisa de acolhimento. “Após a ação, alguns saem da rua e voltam para a casa de parentes e outros ficam abrigados aqui.”

Segundo Cardoso, alguns dos que ficam na casa são encaminhados para emprego de empresas parceiras da ONG. Ele disse também que este é o décimo ano da ação que conta com oito carros de voluntários que recolhem os moradores de rua. “No ano passado, 85 pessoas participaram da ceia.”

Há 15 anos morando na rua, Nivaldo Donizete da Silva, de 57 anos, foi um dos participantes da ceia. Ele disse que o vício do álcool o levou às ruas e afirmou que é importante participar da ceia porque se sente acolhido.

O montador de móveis Pablo Rodrigo Juliano, de 29 anos, disse que se sente em família ao participar da ceia. Ele afirmou que faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Uberlândia(Caps AD).

Luiz Gustavo dos Santos, de 20 anos, de Uberlândia, e Lucinalda Silva Moreira, de 28 anos, do Maranhão, estão juntos há 6 meses e se conheceram na rua. Ela está grávida de cinco meses. O casal participou, ontem, pela primeira vez da ceia da casa Santa Gemma.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/moradores-e-ex-moradores-de-rua-participam-de-ceia-de-natal-em-uberlandia/

[/box]

_______________

“Meninada”: Rua Flores, 411, bairro Aclimação, Uberlândia-MG.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!