Destaque Destaque2 Diocese em Ação Em Destaque

Subsídio Pastoral do Dízimo – Fevereiro 2022

DÍZIMO

O MILAGRE DA PARTILHA Mc 8,1-11

           Irmãos na fé. Muitas pessoas dizem que não são dizimistas porque ganham muito pouco, ou porque não tem renda e por isso não conseguem contribuir nem com o mínimo estabelecido por sua paróquia e/ou diocese, para ser um dizimista.

Creia…. Quando nós começamos a partilhar, Deus realiza o milagre, veja o texto do evangelho de Marcos citado acima. Alguns tinham um pouco que levaram somente para si, mas tocados pela palavra de Jesus o colocaram em comum. Esse foi, é, e continuará sendo o grande milagre de Deus em nossa vida: conscientizar-nos a colocar o que temos em comum. Partilhar…. Quando nós começamos a partilhar Deus realiza o milagre.

Eu começo é com o que eu tenho, com o meu essencial para viver. Hoje posso 10, amanhã 20, depois 50, 100… Dizimo não é a partilha do supérfluo que nos sobra, ou daquilo que não precisamos mais. É a partilha do essencial. É a partilha do pouco que cada um tem para si mesmo. O que parece pouco, somado ao pouco do outro é o suficiente para te manter em sua comunidade. Jesus disse aos seus discípulos que aquela viúva que colocou as únicas duas pequenas moeda que possuía no tesouro do templo, doou mais que todos os demais (Lc 21, 1-4). Ela partilhou tudo que possuía porque acreditava na misericórdia de Deus. A partilha é o maior gesto de expressão da fé que professamos. Aquela viúva não colocava sua segurança nas coisas que possuía mas no Deus que acreditava. É desapegando da segurança nos bens que nos apegamos na segurança em Deus.

Caríssimos! O ser membro de uma pastoral paroquial não nos privilegia a isentar-se de participar da Pastoral da Partilha, ao contrário, nos torna mais conscientes desta responsabilidade comunitária, porque temos consciência das necessidades de nossa comunidade. Além de ser uma questão de autenticidade. Por menos que imaginamos ter, sempre há algo que podemos partilhar. Convido a você criança da catequese, jovens do EJC e jovens em geral, tios, membros de todas as pastorais paroquiais e fiéis em geral. Partilhe. O mínimo que você possa partilhar é muito importante para a sua comunidade. É muito importante para a sua manutenção em sua comunidade. O milagre Deus realiza, mas, Ele precisa de nossa participação. Sua comunidade precisa exatamente do que você pode oferecer. Por menor que seja a sua sementinha, ela é necessária para que Deus realize o milagre da colheita. Quem come a semente, não colhe os frutos. Dízimo é semente de prosperidade.

Falar sobre o dizimo na comunidade, refletir sobre a partilha não é falar de dinheiro (como alguns podem pensar), e sim de responsabilidade comunitária. É expressão concreta de nossa fé.

Inscreva-se no dizimo de sua paróquia! O milagre Deus realiza.

Padre Adão Geraldo Davi
(Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!